As DII são doenças autoimunes, o que significa que não são transmissíveis, têm evolução crônica e podem não ter cura, mas têm controle com tratamento. As chamadas DII se dividem entre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.  

Apesar de não haver causa comprovada, estima-se que as DII estejam relacionadas, em parte, aos chamados hábitos de vida ocidentais, como alto consumo de comidas gordurosas e produtos industrializados, além de fatores hereditários e imunológicos.

As DII atingem ambos os sexos, principalmente os jovens (entre 20 e 40 anos), podendo acarretar prejuízos no dia a dia do paciente. Entre os sintomas são comuns diarreia (às vezes com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia e febre. Podem ocorrer ainda problemas oculares, articulares, cutâneos e no fígado.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma inflamação crônica que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (da boca ao ânus), sendo mais comum no final do intestino delgado e do grosso. O tabagismo e o histórico familiar estão entre os fatores de risco da doença.

O diagnóstico pode ser feito por meio da colonoscopia com biópsia. Outros exames como radiografia do abdome, tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames laboratoriais auxiliam a identificação.

Em alguns casos pode ser necessário realizar cirurgias para retirada de segmentos do intestino em razão de oclusão, sangramento ou perfuração e para tratamento de lesões anais. Também pode ser recomendada a confecção de estomas (bolsas coletoras de fezes acopladas na pele do abdome).

Retocolite ulcerativa

A retocolite ulcerativa é uma inflamação na mucosa do intestino grosso que se caracteriza por diarreia crônica com sangue e anemia. A ausência de lesões no intestino delgado é um dos fatores que podem diferenciá-la da doença de Crohn. O diagnóstico é feito por colonoscopia com biópsia.

Dependendo do caso, o tratamento em geral é medicamentoso, podendo haver necessidade de cirurgia nos casos mais graves. Nesses casos pode ser necessária a colocação de estomas.

Pacientes com DII devem manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos gordurosos, como frituras, leite integral e queijo amarelo.

Fontes de informação:

Sociedade Brasileira de Proctologia

Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais