O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Ele é de fácil digestão e fortalece a imunidade, já que é rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, e diminuindo o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade no futuro. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. Crianças amamentadas no peito tendem a ser mais inteligentes, pois há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

A amamentação ajuda a mulher a reduzir o peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia. Mulheres que amamentam têm menos chance de desenvolver diabetes e cânceres de mama, de útero e de ovário. Caso a mulher tenha dificuldades para amamentar é importante procurar ajuda de um profissional de saúde.

Os benefícios da amamentação são maiores se a criança mamar por mais tempo. Por isso, é indicado que o bebê mame até os dois anos ou mais. A beneficiária Raíssa de Sousa Sales Rocha (foto ao lado), agente de saneamento da Divisão de Imprensa e Relações Públicas (DVIP), adaptou sua rotina para garantir que pudesse amamentar os filhos o maior tempo possível. O seu primeiro filho, João Paulo, foi amamentado até os três anos de idade e depois cedeu o lugar ao irmão, Igor, que está com 10 meses. Raíssa explica que amamentar foi uma escolha pelo que é natural do ser humano, assim como seus dois partos, que foram naturais. Ela afirma que, além dos ganhos para a saúde das crianças, que se mantêm sempre acima da média na curva de desenvolvimento, o maior benefício do ato de amamentar é a relação de proximidade que se cria entre mãe e filho. “Eu persisto porque, para mim, amamentar sempre foi um prazer e uma oportunidade de estar junto dos meus filhos, num momento que é só nosso.”

Para que a amamentação seja prazerosa, a mulher precisa de orientação adequada. A Copass Saúde criou uma cartilha para a gestante que inclui informações imprescindíveis para tornar este momento mais que especial. A cartilha é disponibilizada a todas as beneficiárias grávidas. As interessadas em receber o material podem entrar em contato com a Copass pelo telefone (31) 3298-5829.

 

Fontes:

folder da campanha de amamentação (2017) do Ministério da Saúde.

http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-da-crianca/aleitamento-materno