De acordo com o Dr. Glauco Antônio Garro, ginecologista credenciado pela Copass Saúde, as vantagens da  amamentação exclusiva até os seis meses de idade, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde, vão muito além da saúde do bebê. Mulheres que amamentam têm menor sangramento pós-parto e menor incidência de anemia, cânceres de mama, ovário e endométrio. A recuperação do peso e o retorno às atividades normais acontecem mais rápido e há ainda o efeito contraceptivo, que garante maior intervalo interparto.

 

Para a criança os benefícios são ainda maiores. Ao amamentar nas primeiras 24 horas após o parto, a mãe oferece ao recém-nascido o colostro, que acelera a maturação intestinal e é rico em anticorpos e vitaminas. O leite materno é um alimento completo e livre de contaminação, que fornece elementos para a hidratação, desenvolvimento e proteção do organismo. Crianças amamentadas têm menores índices de desnutrição, doenças respiratórias, alergias, asma brônquica, parasitoses intestinais, diarreias, doenças crônicas, obesidade e síndrome de morte súbita infantil. Por outro lado, apresentam melhores índices de acuidade visual, quociente intelectual e desenvolvimento neuromotor, cognitivo e social.

 

O Dr. Glauco destaca também outros fatores benéficos gerados pela amamentação, como a economia para a família com alimentação do recém-nascido, consultas, medicamentos, internações, entre outros gastos. Ele afirma que, independente do estado nutricional da mãe, não existe leite fraco e nos primeiros seis meses, a criança não precisa de nenhum outro alimento, nem sequer água.

 

Além disso, há o estreitamento dos lações entre a mãe e o bebê. O médico ressalta que, com cuidado e dedicação, o ato de amamentar traz conforto, satisfação e bem-estar para ambos, tornando esse momento muito prazeroso e ajudando a superar os desafios da maternidade.Para que tudo corra bem, as mães podem contar com o apoio de bancos de leite, que funcionam em diversas cidades de Minas e outros estados do país, auxiliando na manutenção da lactação, orientando preventiva e curativamente quanto aos problemas das mamas e promovendo o prolongamento do período de amamentação.