Dentre os dois tipos mais conhecidos de colesterol, o HDL é considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado de “colesterol ruim”. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular e pode aumentar a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana.

O excesso de colesterol pode ser considerado um vilão do coração. A sua alteração não provoca sintomas aparentes. Com frequência, os pacientes só descobrem que estão com o colesterol elevado quando sofrem um problema cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

A obesidade é um importante fator de risco para o aumento de colesterol sanguíneo, mas isso não impede que pessoas magras também possam ter o colesterol alto. Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gordura saturadas, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete.

Mesmo quem não costuma comer muitos alimentos industrializados e gordurosos pode ter problemas com o colesterol. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas de hábitos saudáveis. Para manter o colesterol controlado e a saúde em dia, faça exames regulares para acompanhar as taxas, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos.

PRESTE ATENÇÃO NO QUE VOCÊ CONSOME

Alimentos ricos em colesterol:

Bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas  "gordas", gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, lagosta.


Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Aipo, couve-de-bruxelas, bagaço da laranja, ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão  integral, aveia, farelo de aveia, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, cevada, figo, vegetais folhosos.

 

Fontes:

Blog da Saúde – Ministério da Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Hipertensão