Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos. Além de reduzir a qualidade de vida, pode trazer doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. Tanto para prevenir quanto para tratar o sobrepeso e a obesidade é preciso ter uma alimentação balanceada e procurar atividades em que você se movimente mais.

Quando a gordura se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, é perigosa, sempre merece ser combatida. Este tipo de gordura está por trás de muitos males fatais associados à obesidade. A medida da circunferência abdominal reflete de forma indireta o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, já aumenta o risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração. Eliminar gordura abdominal por meio da redução da ingestão calórica e prática de atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, pode trazer muitos benefícios, ao reduzir os riscos de doenças.

Quatro passos fundamentais para prevenção da obesidade e doenças associadas:

Alimente-se melhor!

Reduza alimentos com muita gordura, açúcar e sal. Sempre que possível, faça as refeições com a família, em casa. Mas nada de exagerar nos ingredientes citados acima! Tenha sempre frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Seguir uma rotina, com horários para cada refeição, também é importante!

Não se esqueça de beber água!

Não espere ter sede para beber água. Quando você sente sede, quer dizer que o corpo já está se desidratando.

Movimente-se!

Comece por reduzir o seu tempo sentado. Evite escadas rolantes ou elevadores, suba a pé. Desça do ônibus um ponto antes; deixe o carro um pouco mais longe e vá caminhando. Pedale, mesmo que seja em curtas distâncias. Pense assim, em uma semana de 168 horas, você só precisa dedicar 2,5 horas para atividades físicas e terá grandes benefícios!

Durma o suficiente

Crie um ritual, deixe o ambiente silencioso e escuro. Estudos científicos mostram que dormir bem pode prevenir sobrepeso e obesidade. Quem dorme pouco e tem uma qualidade de sono ruim, tem mais chances de aumentar o peso.

 

Fonte: Informações retiradas de folheto de campanha da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia