Como a prevenção é sempre o melhor caminho, confira as dicas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para reduzir os riscos de boa parte dos tipos de câncer: 

Não fumar

Essa atitude é essencial para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. 

Ter uma alimentação saudável

Uma ingestão rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados (principalmente as carnes processadas, como embutidos), pode prevenir o câncer.

Praticar atividade física

A atividade física é fundamental e consiste em se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Não precisa ser sistematizada ou dentro de academias. Caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, limpar a casa ou o jardim são bons exemplos. 

Manter o peso adequado

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e atividade física. 

Evitar a exposição solar das 10h às 16h

Caso não seja possível não se expor ao sol nesses horários, use filtro solar, roupas e acessórios adequados, como chapéus, durante qualquer atividade ao ar livre.

Amamentar
A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.

Fazer exame preventivo do câncer do colo do útero

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo (conhecido também como Papanicolau) a cada três anos.

Vacinar contra o HPV

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem tomar a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação contra o HPV e o exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. 

Vacinar contra a hepatite B

A vacina contra o vírus da hepatite B é também um importante meio de prevenção contra o câncer de fígado e está disponível pelo SUS para pessoas de todas as idades.

Evitar bebidas alcoólicas

O consumo, em qualquer quantidade, contribui para o aumento do risco de desenvolver câncer.

 CAMPANHA

Com o objetivo de evitar milhões de mortes a cada ano pela doença, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), criou, em 2005, o Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro. É uma campanha anual que visa aumentar a consciência e educação sobre a doença, além de incentivar governos e indivíduos em todo o mundo a se mobilizarem pelo controle do câncer, principalmente através da prevenção.

O slogan escolhido pela UICC para a campanha de 2019 é “Eu sou e eu vou”.  É um apelo ao compromisso pessoal, valorizando o poder que uma ação individual, tomada no presente, tem de impactar o futuro. A mensagem pretende mostrar que cada um pode reduzir o impacto do câncer na sua vida, na vida das pessoas à sua volta e no mundo.

Fonte:

Ministério da Saúde – Instituto Nacional do Câncer (INCA)