O colesterol é um composto orgânico produzido pelo fígado e vital para o funcionamento do organismo. Presente no sangue e em todos os tecidos, ele contribui para a produção do hormônio cortisol e dos hormônios sexuais, de vitamina D, de ácidos envolvidos na digestão de gorduras e também tem papel importante na estrutura e regeneração das células. Sua presença é indispensável para o funcionamento equilibrado das funções vitais, porém, quando em excesso na circulação sanguínea, ele pode trazer complicações. 

Entre essas complicações está a aterosclerose, um acúmulo de placas de gorduras nas artérias que impede a passagem do sangue e pode causar problemas cardíacos, como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Nosso sangue é composto por dois tipos de colesterol: o LDL, que é conhecido como ruim por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como bom, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Embora a maior parte do colesterol nos seres humanos seja produzida pelo próprio organismo, ele pode ser obtido através dos alimentos, principalmente de origem animal. A alimentação rica em gordura saturada, presente em muitos alimentos industrializados, é um fator importante para o acúmulo do colesterol ruim no organismo. Além desse, também são causadores o excesso de peso, sedentarismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, estresse, hereditariedade, idade e sexo (mulheres costumam ter um aumento no nível do colesterol ruim após o início da menopausa). A predisposição genética, por exemplo, pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas de hábitos saudáveis. Por isso, nesses casos, manter o controle através de exames regulares é necessário.

A melhor forma de prevenir o aumento do colesterol ruim é aliar exercícios físicos à alimentação saudável, evitando o consumo exagerado de alimentos industrializados, gorduras saturadas, óleos de coco e dendê, carne vermelha em excesso, gema de ovo, manteiga, laticínios, embutidos, como salsicha e mortadela, entre outros. A redução do consumo de álcool e a cessação do tabagismo também são indispensáveis para a manutenção da saúde e dos níveis de colesterol.

No dia 08 de agosto, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Uma data extremamente importante nesse momento de pandemia, pois a relação entre o colesterol alto e a covid-19 é crítica e merece atenção. Além do fato de que as doenças cardíacas aumentam os riscos para os infectados pela doença, sabe-se que o isolamento social é necessário, mas tem provocado o aumento do estresse e da ansiedade, dificultado ou alterado a prática de atividades físicas, os hábitos alimentares e até o tratamento e controle das doenças crônicas. E todos esses fatores podem contribuir para o descontrole dos níveis do colesterol. Por isso, é importante reforçar que tão fundamental quanto evitar o contágio pelo coronavírus é cuidar da saúde física e mental e evitar os problemas cardiovasculares.

 

Fontes:

Hospital Israelita Albert Einstein

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Blog da Saúde - Ministério da Saúde