Em meio a tantos desafios da vida contemporânea, a maioria das mulheres enfrenta uma rotina multifuncional. Conciliar trabalho, estudo, filhos, afazeres da casa e diversas outras atividades é uma tarefa corriqueira para muitas, que assumem tudo isso com dedicação, mas que pode gerar uma enorme sobrecarga, trazendo prejuízos para a saúde e as relações familiares. Por isso, é preciso estar sempre atenta à prevenção de problemas de saúde que podem surgir em cada fase da vida feminina para evitar ainda mais desgastes.

É fundamental conhecer o próprio corpo e os problemas mais comuns, que podem surgir de acordo com a faixa etária. Assim fica mais fácil preveni-los e também enfrentá-los.De um modo generalizado, dos 13 aos 21 anos podem ocorrem distúrbios de pele, alterações menstruais, corrimentos, ovários policísticos e as doenças sexualmente transmissíveis. Dos 21 aos 29, fase da maturidade reprodutiva, são mais comuns problemas de infertilidade e distúrbios menstruais ligados à qualidade de vida. Dos 30 aos 50, as questões emocionais falam mais alto e é preciso ter cuidado com a depressão, além de infertilidade, endometriose e outros mais comuns. Depois dos 50, vêm os distúrbios da menopausa e aumentam as chances de Acidente Vascular Cerebral, problemas cardíacos e os cânceres de mama e endométrio, que têm forte ligação com o estilo de vida. 

Para se manter bem, é preciso investir em hábitos saudáveis. A alimentação deve ser feita em intervalos máximos de três horas para evitar problemas sérios como diabetes. Também é preciso ter tempo para as refeições. E a dieta deve conter nutrientes essenciais para a boa saúde. Um bom exemplo é a dieta mediterrânea, ricaem peixes, vegetais crus, castanhas, grãos integrais e azeite extra-virgem. A alimentação adequada contribui para o bom funcionamento do intestino, essencial para o equilíbrio das funções do organismo.  A atividade física regular e bem orientada não pode faltar. E também outra questão fundamental: o sono. Quando a mulher não dorme bem, de sete a oito horas por dia, seu sistema reprodutor pode ser afetado, gerando uma série de complicações. 

A prevenção também passa pela realização de exames periódicos. À medida em que aumenta a faixa etária, novos procedimentos vão sendo incluídos na lista de exames preventivos. A realização dos exames deve ser discutida de forma individualizada com o seu médico assistente.