Os homens vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres. No Brasil, entre as causas dessa morte prematura estão a violência, acidentes de trânsito e as doenças cardiovasculares e infartos. Além disso, homens também apresentam maior risco para doenças respiratórias, digestivas, diversos tipos de câncer, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e obesidade. 

Para diminuir as causas evitáveis de doenças é crucial a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada, com menos alimentos gordurosos e ultra processados, a cessação do tabagismo e o uso moderado de bebidas alcoólicas.

A falta de preocupação com o autocuidado faz com que os homens protelem a busca por atendimento médico, fazendo com que os problemas de saúde avancem, tornando-se mais graves e onerosos. A identificação precoce de doenças é fundamental e aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, o acompanhamento de saúde preventivo deve fazer parte da rotina masculina.

 

 

Condutas preventivas importantes para a saúde do homem:

  • Consulta médica regular 
  • Checagem da pressão arterial;
  • Cálculo do índice de massa corporal (IMC) para avaliar o peso;
  • Medição da circunferência abdominal para verificar o risco cardiovascular;
  • Exames de sangue para medição de colesterol, triglicérides e glicemia;
  • Exames para avaliar a função renal;
  • Consulta odontológica (Beneficiários da Copass Saúde têm cobertura para profilaxia - limpeza - de 6 em 6 meses isentos de coparticipação);
  • Homens com vida sexual ativa devem fazer exames para testar HPV, HIV, hepatites virais e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • Atualização da carteira vacinal.

NOVEMBRO AZUL

Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem, com grande foco na prevenção do câncer de próstata.

O Ministério da Saúde criou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também criou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? com informações para que as pessoas possam entender mais acerca da doença, incentivando a conversa com o profissional de saúde. O Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem – um alerta e um convite para que o homem se cuide.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil e o sexto mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres. Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema.

Apesar da campanha Novembro Azul ter, inicialmente, uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde e chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos. A Copass Saúde apoia e valoriza a campanha, iluminando sua fachada de azul durante o mês de novembro. 

Referências: 

Ministério da Saúde – Política de Atenção Integral à Saúde do Homem – princípios e diretrizes

Blog da Saúde – Ministério da Saúde

saúde.mg.gov.br

sautil.com.br

inca.gov.br