Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à perda da visão. Doenças como hipertensão e diabetes podem desenvolver complicações oculares, que exigem controle regular com o oftalmologista.

Confira as dicas para manter a sua saúde ocular:

  1. Durma bem

O sono e a quantidade de horas dormidas, de acordo com cada faixa etária, influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. Dormir pouco pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços. 

  1. Evite o consumo de bebidas alcóolicas

Apesar das bebidas alcoólicas serem metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os olhos.

  1. Tenha alimentação balanceada

Os hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo, inclusive os olhos. A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéficas para a retina.

  1. Não esqueça os óculos escuros

Óculos com proteção ultravioleta (UV) devem ser utilizados por aqueles que os toleram, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando seu envelhecimento precoce. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.

  1. Não descuide durante o tempo seco

A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Neste caso, o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificias”, é indicado.

  1. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los

Os óculos de grau devem ser usados corretamente, para evitar problemas oculares e incômodos, como dores de cabeça e cansaço das vistas. 

  1. Em caso de queixas oculares, consulte o oftalmologista

O médico irá avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, além de atualizar o grau dos óculos, se necessário. Exames para analisar a pressão intraocular e a retina podem ser realizados de acordo com a indicação médica.

 

Fontes:

Blog da Saúde – Ministério da Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde