É um componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Os tipos mais comuns são o HDL, conhecido como "colesterol bom", e o LDL, conhecido como "colesterol ruim ou mau colesterol" .

 

O excesso de colesterol é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso porque pode formar placas de gorduras na parede das artérias dificultando o fluxo sanguíneo ou até mesmo obstruindo essa passagem. Colesterol alterado pode ocasionar infarto, AVC, complicações renais, síndrome coronariana aguda, angina e trombose.

 

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, idade avançada, gênero, diabetes e sedentarismo. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta já que 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente da nossa alimentação. As gorduras, sobretudo as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem muito para a elevação do colesterol sanguíneo.

 

O Colesterol alto é uma doença silenciosa, logo a sua identificação ocorre somente por exames de sangue que devem realizados a pedido do médico. O tratamento inclui uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos, prática de exercícios físicos, além de evitar o fumo e o estresse. Em muitos casos está indicado o uso contínuo de medicamentos.


Confira os níveis de referência:

 

Colesterol Total

Adultos maiores de 20 anos

Desejável

menor que 200 mg/dl

Máximo

entre 200-239 mg/dl

Alto

maior que 240 mg/dl

Colesterol LDL (ruim)

Adultos maiores de 20 anos

Ótimo

menor que 100 mg/dl

Desejável

entre 100-129 mg/dl

Máximo

entre 130-159 mg/dl

Alto

entre 160-189 mg/dl

Muito alto

maior que 190 mg/dl

Colesterol HDL (bom)

Adultos maiores de 20 anos

Desejável

maior que 60 mg/dl

Baixo

menor que 40 mg/dl

 

Fonte de informações: Sociedade Brasileira de Cardiologia