Também conhecida como "bronquite asmática" ou "bronquite alérgica", a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, atacando os brônquios,  que aumentam a produção de secreções e prejudicam a passagem de ar.

A doença tem sintomas bem característicos, mas alguns deles podem ser confundidos com os de outras doenças. Os principais são: tosse seca, “chieira” no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico, ansiedade. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã e, eventualmente, em resposta à prática de exercícios físicos, exposição a poeira, contato com a pele e secreção de animais doentes, a certos ambientes como cavernas, fezes de pássaros, à poluição ambiental, alguns medicamentos, mudanças climáticas e o tabagismo. Existem também os fatores genéticos e hereditários.

A asma tem diferentes graus de gravidade, que podem evoluir ou regredir. O grau mais brando tem sintomas leves e as crises são intermitentes. Manifesta-se em até dois dias por semana e até duas noites por mês. Ela pode evoluir até ao grau 4, onde ocorrem sintomas graves persistentes ao longo do dia, frequentemente durante a noite e várias vezes por semana, que eventualmente requerem a hospitalização para controle.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da asma é principalmente clínico, obtido após consulta e avaliação pelo médico, mas também é confirmado pelo exame físico e por exames de função pulmonar (espirometria).

O objetivo do tratamento da asma é melhorar a qualidade de vida da pessoa, por meio do controle dos sintomas e pela melhora da função pulmonar. O tratamento medicamentoso é realizado junto com medidas educativas e de controle dos fatores que podem provocar a crise asmática, principalmente a orientação para o cuidado do ambiente de trabalho ou domiciliar, como evitar carpetes e cortinas de tecidos, evitar o contato com alguns animais domésticos, principalmente os gatos, cuidados com as roupas de cama e limpeza do quarto de dormir com pano úmido, evitando o  uso de vassouras.

A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Por isso é fundamental fazer acompanhamento médico correto e constante. A maioria das pessoas com asma que aderem ao tratamento pode levar uma vida normal.

DICAS PARA A PREVENÇÃO:

  • Mantenha o ambiente limpo.
  • Evite acúmulo de sujeira ou poeira.
  • Tome sol. A vitamina D está relacionada a uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma. Mas evite tomar suplementos de vitamina D.
  • Evite contatos com os fatores desencadeantes.
  • Tome a vacina da gripe.
  • Não fume.
  • Pratique atividades físicas regularmente.
  • Mantenha o peso ideal.

Fontes:

Ministério da Saúde