As queimaduras variam de acordo com a profundidade da lesão e são classificadas em 1º, 2º e 3º graus. As de 1º grau deixam o local vermelho e não provocam bolhas. As de 2º grau atingem uma camada mais profunda da pele, provocam bolhas e precisam ser avaliadas por um profissional de saúde.  Já as queimaduras de 3º grau, como as causadas por alta tensão, por exemplo, podem atingir, além da pele, músculos, gordura e até mesmo os ossos. Esse tipo de queimadura, bastante grave, não cicatriza sozinha e necessita de cirurgia.

Muitas vezes, as queimaduras são agravadas pelo uso de tratamento caseiro ou cuidados inadequados. Por isso, é fundamental saber o que fazer em caso de acidente envolvendo queimadura.

Primeiros socorros:

. O primeiro cuidado diante de uma queimadura é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que o corpo permaneça em contato com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente.

. Em seguida, procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada.

. Também é importante buscar o atendimento médico mais próximo, para que sejam tomadas as providências necessárias para o sucesso da recuperação e para evitar o agravamento da lesão.

Cuidados:

. Não passe no local atingido nenhum produto ou receita caseira. Qualquer substância que seja passada sobre a pele queimada vai irritá-la. Há também o alto risco de infecção por bactérias, fungos e vírus presentes nesses produtos, já que a barreira natural do organismo – a pele – está danificada.

. Não passe nenhuma pomada no local atingido. A pele fica extremamente sensível após uma queimadura e as pomadas, ainda que adquiridas em farmácias, machucam ainda mais as células cutâneas e podem irritar a pele e gerar infecções.

. Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado. Ou seja, não devem ser rompidas, estouradas ou mesmo esvaziadas com uma agulha. Ao retirar esse curativo natural em casa, o ferimento estará exposto a instrumentos possivelmente contaminados e pode infeccionar.

. Se houver necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de saúde, o indicado é envolvê-lo em pano limpo. Tecidos ou materiais que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.

. Outro cuidado é retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.

PREVENÇÃO

Entre as ações para divulgação do Dia de Luta contra as Queimaduras, a Sociedade Brasileira de Queimaduras desenvolveu um material de orientação para a prevenção de acidentes. Confira as dicas:

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras