Apesar de bastante comum e de tratamento simples, se não for tratada adequadamente, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos mais vulneráveis como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência. A vacinação é a melhor forma de evitar complicações da doença.

Clinicamente, a gripe inicia-se com febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Com a sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantêm-se em geral por três a quatro dias, após o desaparecimento da febre.

O tratamento, em geral, é de suporte, feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

Existem três tipos de vírus influenza que mais comumente circulam no Brasil: A, B e C. Em condições habituais, a maioria das infecções é causada pelos vírus da influenza A e B. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

A gripe pode ocorrer em surtos ao longo do ano, mas é mais frequente no inverno ou em períodos mais frios. No Brasil, a temporada de gripe ocorre geralmente entre abril e outubro, principalmente nas regiões em que as condições climáticas são mais definidas. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

PREVENÇÃO

A vacina contra gripe é segura, protege contra os principais tipos do vírus e é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. Ela deve ser repetida anualmente porque sua composição muda de acordo com as alterações sofridas pelos vírus.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é que a imunização aconteça antes do início do inverno.

Além da vacina, para reduzir os riscos de adquirir ou transmitir a gripe, é importante que sejam adotadas medidas gerais de prevenção como: cobrir a boca quando tossir ou espirrar (para evitar a disseminação maior de partículas que carregam os vírus) e lavar frequentemente as mão com água e sabão para evitar eventual transmissão por contato.

VACINE-SE

A Copass Saúde oferece cobertura para as vacinas contra a gripe Trivalente ou Tetravalente. A cobertura não inclui os grupos que devem se vacinar através da Campanha Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, garantida a crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco. A campanha deste ano vai até o dia 31 de maio.

Os beneficiários da Copass Saúde podem vacinar-se, sem prazo definido, diretamente nos laboratórios e clínicas da rede credenciada.

Fontes:

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe

http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2019/04/ministerio-da-saude-lanca-campanha-nacional-de-vacinacao-contra-a-gripe

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/gripe/