Segundo o idealizador da Campanha, o psicólogo Leonardo Abrahão, viver em uma sociedade individualista, competitiva, hedonista, materialista e consumista torna a vida um permanente desafio. “Os conflitos, os desejos, as ilusões, as ambições, os sistemas culturais e as aparências incitam os indivíduos a uma permanente prontidão dos sentidos que podem terminar por levá-los à exaustão física, mental e emocional”.

Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso de problemas relativos à saúde mental e emocional dos indivíduos e de toda a sociedade.

São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito, em escolas), criminalidade, suicídios, alcoolismo, uso de drogas, depressão, ansiedade, preconceitos e de outros sintomas relativos a estilos de vida adoecidos e que colocam em risco o equilíbrio mental, emocional e a saúde física dos indivíduos.

Diante dessa realidade, a campanha é um alerta para que as pessoas entendam que a saúde mental é mais do que apenas a ausência de transtornos. É parte indissociável da saúde como um todo e está intimamente ligada ao bem-estar físico e ao comportamento. Assim, a proposta é difundir um conceito ampliado de saúde mental/emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Um convite para que as pessoas façam uma reflexão sobre suas vidas em diversos aspectos e busquem estilos de vida mentalmente mais saudáveis.

A campanha destaca a ideia de que “sem saúde mental não há paz, não há sossego, não há harmonia nas relações e nem energia para cuidarmos das coisas da vida da gente e das coisas da vida de quem amamos.”

Confira as dicas*:

*Parte do material desenvolvido para a campanha Janeiro Branco.

Fonte: janeirobranco.com.br