As vacinas atuam estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra doenças. Embora existam centenas de vírus e bactérias, apenas um pequeno número de vacinas se mostrou eficaz. Entre elas podem ser citadas as vacinas para algumas formas de hepatites e meningites, tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola, influenza sazonal (gripe), algumas formas de pneumonia, HPV (vírus do papiloma humano, responsável pelo câncer de colo de útero). Infelizmente não existe vacina eficaz contra a AIDS e o coronavírus.

Mesmo se a doença estiver erradicada em uma região é importante tomar a vacina, pois o seu agente causador ainda pode estar em circulação e é justamente a vacina que impede que ele se manifeste.

Vacinas não causam doenças. Às vezes, elas podem causar pequenas reações, como dor no local de aplicação ou febre. Mas estes riscos são insignificantes diante dos danos causados pelas doenças que elas evitam. Reações graves às vacinas modernas são muito raras e quase sempre se devem à associação com algum outro fator já existente, como por exemplo, alergia à gema de ovo (porque uma grande parte das vacinas utilizam ovos para sua produção).

Merecem um cuidado especial as crianças pequenas, que necessitam da vacinação para se protegerem de diversas doenças comuns à infância, e pessoas idosas, que geralmente têm suas defesas debilitadas para doenças como gripe e pneumonia. Todos os pais são responsáveis pela vacinação de seus filhos e as notícias falsas que circulam na internet contra a vacinação devem ser ignoradas.

Sempre é tempo de colocar o calendário de vacinação em dia. Procure um posto de saúde, clínica especializada ou um médico para receber as orientações pertinentes para sua imunização e de sua família. O sistema Único de Saúde tem um extenso calendário de vacinação, mas existem outras que a Copas Saúde oferece cobertura e que não são disponibilizadas pelo SUS. Confira a lista de vacinas com a respectiva cobertura:

 

VACINA

COBERTURA

GRIPE TRIVALENTE/QUADRIVALENTE

Cobertura entre 6 e 59 anos de idade (faixa etária NÃO ofertada pelo SUS).

HAEMOPHILUS - ACTHIB

(pneumonia e meningite na infância e infecções em adultos imunossuprimidos)

Dispensa pedido médico. Para maiores informações, consulte seu médico.

HEPATITE A

Cobertura para a dose de reforço a partir de 1 ano e 9 meses (a primeira dose é oferecida pelo SUS).

HEPATITE A+B ADULTO - HABA

Dispensa pedido médico. Para maiores informações, consulte seu médico.

HERPES ZOSTER

(infecção pelo vírus varicela-zóster, que provoca bolhas dolorosas na pele, principalmente em idosos)

Cobertura para pessoas a partir de 60 anos.

HPV - PAPILOMA VIRUS HUMANO *

HPV GSK - HPVGSK *

(câncer genital)

Cobertura a partir dos 15 anos para o sexo feminino e a partir dos 14 para o sexo masculino.

PNEUMOCOCICA 13- VALENTE - CONJUGADA*

(pneumonia e meningite)

Cobertura para imunossuprimidos e idosos (apresentar pedido médico).

Cobertura de uma dose de reforço para crianças já vacinadas com a pneumo 10 (oferecida pelo SUS), entre 1 a 6 anos (dispensa pedido médico).

PNEUMO 23 - PNEUMO*

(pneumonia)

Cobertura para imunossuprimidos (sob justificativa) e idosos.

VARICELA – VARICE

(catapora)

Cobertura a partir de 1 ano e 6 meses.

MENINGOCOCICA CONJUGADA ACWY QUADRIVALENTE

(4 subtipos de meningite meningocócica)

Dispensa pedido médico. Para maiores informações, consulte seu médico.

* É preciso solicitação médica apenas para a primeira dose, desde que as demais, se necessárias, sejam realizadas no mesmo credenciado.