Para alertar e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das doenças do aparelho digestivo, foi criado o Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado em 29 de maio. Organizada pela Organização Mundial de Gastroenterologia, a campanha objetiva sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a causa e incentivar a adoção de um estilo mais saudável de vida. Para 2019, o foco é o diagnóstico precoce e tratamento do câncer no trato gastrointestinal.

Dos 7 principais tipos de câncer mais comuns no mundo, 4 estão relacionados ao sistema digestivo: cânceres de esôfago, estômago, fígado e colorretal. Esse último é o mais prevalente e está entre os mais frequentes em homens e mulheres de todo o mundo.

Entre os fatores de risco, destacam-se: obesidade, maus hábitos alimentares (excesso de sal, carnes processadas e alimentos gordurosos), consumo de álcool, tabagismo, doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn, e histórico familiar.

É preciso ficar atento a sintomas como perda de peso e apetite, sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos, dor e desconforto abdominal, sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre de início recente), alteração na forma das fezes, icterícia (tonalidade amarelada na pele e nos olhos).

Além do câncer, outras enfermidades do aparelho digestivo são alvo de campanhas no mês de maio, como as doenças inflamatórias intestinais (DII).  

DICAS PARA EVITAR DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO:

  • Prefira sempre alimentos naturais e preparações culinárias a alimentos processados;
  • Aumente o consumo de vegetais, frutas, grãos e sementes;
  • Utilize óleo, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;
  • Beba bastante água;
  • Coma com regularidade e atenção, de forma devagar e mastigando bem os alimentos;
  • Modere as bebidas alcoólicas;
  • Não fume;
  • Pratique atividades físicas regulares;
  • Mantenha o seu peso ideal.

MAIO ROXO

Neste mês, diversas instituições, entre elas a Copass Saúde, iluminam suas fachadas de roxo em apoio à campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII). Em Minas, a Lei 22.831/2018 instituiu a Semana Estadual de Divulgação e Conscientização sobre as DII e luta pelos direitos dos portadores, que acontece, anualmente, na terceira semana de maio.

As DII são doenças autoimunes, o que significa que não são transmissíveis, têm evolução crônica e podem não ter cura, mas têm controle com tratamento. Se dividem entre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. 

Apesar de não haver causa comprovada, estima-se que as DII possam estar relacionadas com fatores dietéticos, infecciosos, hereditários e imunológicos.

As DII atingem ambos os sexos, principalmente jovens entre 20 e 40 anos. Entre os sintomas são comuns diarreia (às vezes com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia e febre. Podem ocorrer ainda problemas oculares, articulares, cutâneos e no fígado.

A Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII) oferece auxílio, orientação e informações fundamentais sobre as DII. Clique aqui e saiba mais sobre as doenças, através do material desenvolvido para a campanha de 2019. 

 

Fontes:

Conselho Federal de Nutricionistas

Organização Mundial de Gastroenterologia

Informativo Mercer Marsh Benefícios

Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais