A vacina trivalente, disponível na campanha do Ministério da Saúde e na Campanha de Vacinação da Copass Saúde, protege contra 2 subtipos do vírus Influenza A (entre eles o H1N1 e o H3N2) e 1 subtipo de Influenza B.

O vírus H3N2, que está em circulação no Brasil, infectou mais de 47 mil pessoas no último inverno dos Estados Unidos, provocando a pior temporada de gripe no país desde 2009.

Devem se vacinar, anualmente, todas as pessoas acima de seis meses de vida. Na primeira vez que forem vacinadas, crianças entre 6 meses e 8 anos de idade devem receber duas doses da vacina, com intervalo de um mês entre elas. A partir daí as doses devem ser anuais. A vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo de galinha, a algum componente da vacina ou à dose anterior.

Confira a lista de mitos e verdades produzida pelo Ministério da Saúde para esclarecimento sobre o tema: 

MITOS

  1. É possível pegar gripe pela vacina?

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

  1. Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

  1. A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença, porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:

  • Lavar e higienizar as mãos com frequência;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa;
  • Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca;
  • Ter boa alimentação e beber bastante líquido;
  • Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe;
  • Manter a sua casa bem arejada.

 

VERDADES

  1. É preciso tomar a vacina todos os anos?

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano temos vírus diferentes, que causam diferentes tipos de gripe, e a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

  1. A gripe pode matar?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

  1. Gripe e resfriado são doenças diferentes?

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

 

Fonte: Ministério da Saúde