No dia 23 de junho aconteceu o  primeiro encontro com as gestantes participantes do Programa Vida nova e seus acompanhantes. O evento, realizado na sede da Copass Saúde, foi dividido em duas etapas: um momento de envolvimento e descontração com a Dança Materna, e o segundo momento com um roda de conversa para o esclarecimento de dúvidas e troca de experiências, além de um lanche saudável e sorteio de brindes.

O primeiro momento, com a Dança Materna, foi realizado com a psicóloga e doula Ludmila Yarasu-Kai. Segundo ela, a dança materna oferece muitos benefícios físicos e emocionais à grávida e seu bebê. "Dançar na gestação melhora a oxigenação e a circulação sanguínea; possibilita uma assimilação mais tranquila das mudanças que vão acontecendo no corpo, com o auxílio de exercícios adequados de alongamento, fortalecimento e respiração. As participantes e seus acompanhantes são conduzidos a uma interação em dupla e em grupo, através da música e movimentos corporais, da dança e de momentos de introspecção, relaxamento e troca de sentimentos.".

O segundo momento foi uma roda de conversa mediada pela enfermeira obstetra Daniela Nogueira, da Maternidade Octaviano Neves, parceira do programa. Foram abordados assuntos como a importância do pré-natal, sinais normais e de alarme no período gestacional, cuidados com a gestação, trabalho de parto e métodos de alívio da dor. Foi uma oportunidade especial para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre as gestantes.

Os participantes receberam uma foto personalizada como lembrança do encontro e certificado de participação.

Para mais informações sobre o Programa Vida nova, acesse: https://copass-saude.com.br/programa-vida-nova.