Estudos científicos comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. Más condições de higiene oral podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades ou agravá-las, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.

Por isso, bons hábitos de higiene bucal devem ser incentivados desde cedo para garantir mais saúde ao longo da vida.  É preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e, principalmente, antes de dormir, utilizando uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação deve ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.

Além da limpeza diária, outro fator relevante são os hábitos alimentares. Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições, é essencial para a saúde bucal. O consumo exagerado do açúcar pode constituir fator de risco para a cárie dentária e outras doenças.

O cuidado com a saúde bucal tem particularidades em cada fase da vida: 

BEBÊS

O cuidado começa na gestação. O estado da saúde bucal da gestante tem relação com a sua saúde geral e pode influenciar na saúde geral e bucal do bebê.

Durante a fase de amamentação, a limpeza da cavidade bucal do bebê deve ser iniciada antes mesmo da erupção dental com o objetivo de remover restos de leite, massagear a gengiva e acostumá-lo à manipulação da boca. Pode ser usada uma dedeira ou gaze embebida em água filtrada para esfregar delicadamente a gengiva.

Ao iniciar a erupção dos dentes, recomenda-se utilização de escovas e cremes dentais infantis em quantidade mínima, pois grande parte pode ser ingerida, havendo risco de ocorrer fluorose.

CRIANÇAS (02 A 09 ANOS)

Esta é a faixa etária ideal para desenvolver hábitos saudáveis. A escovação contínua sendo responsabilidade dos pais ou responsáveis, mas à medida que a criança cresce, deve ser estimulada a fazer a escovação sozinha.

Recomenda-se que a criança escove seus dentes e os pais/responsáveis complementem a escovação, na medida em que o desenvolvimento da motricidade se dá ao longo do tempo. O uso de quantidade mínima de creme dental é importante, pois a ingestão ainda ocorre nessa idade. O uso de fio dental deve ser introduzido com ajuda de um adulto.

ADOLESCENTES (10 A 19 ANOS)

Com a aproximação da idade adulta, cresce o risco de doenças periodontais e diminui o risco biológico à cárie. Contudo, a dieta rica em carboidrato, com grande frequência de ingestão e associada à escovação deficiente aumenta os riscos de cárie dentária.

É preciso incentivar o autocuidado nessa fase, estimulando a escovação e o uso de fio dental. Comentários sobre como o cuidado da saúde bucal torna o sorriso mais bonito e o hálito mais agradável podem auxiliar. As gengivas sangrando fazem com que muitas vezes o adolescente não escove a área que apresenta problemas. É importante frisar que, quanto mais se escovar e passar fio dental na área afetada, mais rápido as condições da região poderão melhorar.

A adolescência é época de experimentação e, por isso, é válido orientar quanto aos riscos do fumo e do consumo de álcool para a saúde geral, lembrando que podem causar mau hálito, câncer bucal, mancha nos dentes ou doença periodontal.

ADULTOS (20 A 59 ANOS)

A doença periodontal é um dos principais problemas que acometem o paciente adulto. Além disso, fumantes apresentam maior velocidade de progressão da doença e maior risco de perda dental. A escovação e o uso de fio dental são indispensáveis nessa fase, visto que a manutenção da saúde periodontal depende da capacidade do controle de placa bacteriana.

IDOSOS (ACIMA DE 60 ANOS)

A promoção de saúde bucal em idosos visa garantir bem-estar, melhoria da qualidade de vida e da autoestima. A perda de dentes, mais frequente nessa fase, traz consequências para a fala, deglutição e mastigação, comprometendo o início do processo digestivo, a ingestão de nutrientes, o apetite e a comunicação. 

A escovação e uso do fio dental são essenciais, mas é preciso avaliar a coordenação motora do idoso para realização do controle de placa bacteriana. Quando necessário, é válido contar com a ajuda de familiares ou cuidadores no processo de higienização.

 

Para qualquer fase da vida, além dos cuidados com a higiene e alimentação, é imprescindível a visita regular ao dentista. Muitas pessoas procuram o profissional de saúde quando já estão sentindo alguma dor, mas ir ao dentista regularmente para avaliação e higienização dos dentes evita o aparecimento de doenças. A Copass Saude prioriza e valoriza a prevenção. Os beneficiários dos planos odontológicos têm direito à realização de limpeza e procedimentos preventivos, de seis em seis meses, sem coparticipação (exceto a consulta).

 

Fontes:

Fiocruz

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde

Blog da Saúde – Ministério da Saúde