A doença periodontal é uma infecção crônica produzida por bactérias, que afeta a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes e provoca a perda óssea. Ela é uma complicação causada pela progressão da gengivite, que é uma inflamação superficial gerada pela placa bacteriana e pode ser eliminada com a remoção da placa e higienização adequada. Quando a doença periodontal se instala, o tratamento tem que ser feito através de raspagem profissional e até cirurgia, dependendo do grau de evolução. O problema pode atingir a pessoas de qualquer idade, mas a prevalência aumenta conforme aumenta a idade do indivíduo.

De acordo com a dentista Cristiane Ventura, assessora técnica da Copass Saúde, além de comprometer a saúde bucal, podendo causar a perda dos dentes, a doença periodontal pode levar ao agravamento de condições sistêmicas existentes como doenças coronarianas, renais,  infecções pulmonares e outras ainda em estudo. Na diabetes tipo 2, por exemplo, acredita-se que tanto o diabético mal controlado pode sofrer com uma doença periodontal mais severa quanto pacientes diabéticos com doença periodontal podem ter mais dificuldades para o controle glicêmico. Outra consequência importante da doença periodontal, segundo estudos, está ligada à gravidez, podendo provocar o parto prematuro e o nascimento de bebês de baixo peso.

Diante de tantos riscos, diversas especialidades médicas, especialmente a obstetrícia, começam a incluir nos tratamentos de controle de doenças, pré-natal, pré-cirúrgico, entre outros, a indicação da consulta odontológica de rotina.

Evitar a doença periodontal é essencial para garantir a saúde não só da boca, mas de todo o organismo. Para isso, a visita regular ao dentista é o primeiro passo para obter o cuidado necessário e a orientação adequada para a prevenção. Cabe lembrar que os beneficiários da Copass Saúde têm cobertura para o tratamento da doença periodontal (raspagem subgengival e cirurgia periodontal). Além disso, a prevenção e tratamento da gengivite, fundamentais para evitar a doença periodontal, também fazem parte da cobertura, sem coparticipação.