PROGRAMA VIDA NOVA

 

O programa VIDA NOVA foi criado pela Copass Saúde para oferecer atendimento diferenciado à gestante e ao bebê desde o início da gravidez. Lançado em fevereiro de 2018, o objetivo do trabalho é orientar e acompanhar a realização do pré-natal, exames e toda a gestação, valorizar e apoiar a escolha consciente do tipo de parto e capacitar para os primeiros cuidados com o bebê. 

COMO FUNCIONA

A grávida inscrita no programa VIDA NOVA recebe acompanhamento de uma enfermeira, através de contatos telefônicos durante toda gestação, para orientações e esclarecimento de dúvidas. São realizados encontros periódicos em grupo para troca de experiências e palestras multidisciplinares dentro das instituições parceiras, além de visita domiciliar da enfermeira após alta hospitalar para orientações sobre o pós-parto, cuidados com o bebê e incentivo ao aleitamento materno.

O programa, em sua fase piloto, é realizado em parceria com a Maternidade Octaviano Neves, em Belo Horizonte, e o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.  As instituições apresentam estrutura para o suporte do programa e condições para um acolhimento humanizado à gestante e ao bebê, onde a beneficiária recebe todo o atendimento durante o pré-natal e parto. O parto, seja normal ou cesárea, é realizado na própria instituição parceira e por um médico integrante da equipe que acompanhou a gestante, sem nenhum tipo de cobrança extra.

A participante tem isenção da coparticipação nas consultas, exames e parto, de acordo com as diretrizes do programa e recomendações da ANS. A lista dos exames e consultas isentos de coparticipação é informada à gestante no termo de adesão ao programa. Uma vez inscrita no programa, a beneficiária deve realizar o parto na maternidade parceira onde foi realizado o pré-natal.

COMO PARTICIPAR

O  programa VIDA NOVA é disponibilizado gratuitamente, por adesão. Inicialmente, atende às  beneficiárias gestantes que possuem planos de cobertura hospitalar com obstetrícia e residem em Belo Horizonte, região metropolitana e região do Vale do Aço. 

Para aderir ao programa, a gestante deve entrar em contato com a Copass Saúde pelo telefone (31)3298-5829 ou pelo e-mail programavidanova@copass-saude.com.br.

 

PARTO ADEQUADO   


O programa VIDA NOVA faz parte das ações da Copass Saúde como apoiadora do projeto PARTO ADEQUADO, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que tem por objetivo melhorar a qualidade da atenção obstétrica e neonatal e valorizar o parto normal. Acesse o Espaço Parto Adequado e saber mais sobre a atuação da Copass Saúde neste projeto.