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PA Virtual 24h – Telemedicina

O atendimento online é um formato que traz agilidade, conforto e praticidade para a sua vida, permitindo que você tenha acesso ao cuidado com a saúde de onde estiver. O Pronto Atendimento Virtual 24 horas (PA Virtual) fica disponível 7 dias por semana e pode ser acessado por smartphone, computador, tablet ou telefone. Oferece acesso igualitário a beneficiários de todo o estado de MG.

Consultas e atendimentos

PA Virtual 24h

Clicando aqui você é redirecionado para uma videoconsulta com um médico

Pronto Atendimento Virtual

Clicando aqui você usa o WhatsApp para falar com uma enfermeira

Atendimento telefônico

Lembre-se que, para usar WhatsApp e videoconsulta é preciso ter acesso à internet. No caso da videoconsulta, certifique-se de que sua câmera e seu microfone estão funcionando. O atendimento telefônico deverá ser procurado por aqueles que, por algum motivo, não consigam realizar o contato pela videoconsulta e WhatsApp. Tenha seu CPF e/ou carteirinha em mãos.

0800 719 9204

Clicando aqui você fala com uma enfermeira e pode ser encaminhado(a) para um médico

Benefícios e vantagens do programa

PA Virtual 24h

Pronto Atendimento Virtual com médico, 24 horas por dia e 7 dias por semana

Conforto

Ágil, fácil de usar de qualquer lugar, pode evitar deslocamentos e idas desnecessárias ao pronto socorro

Documentos digitais

Prescrições de receitas, atestados e encaminhamentos necessários com assinatura digital válida em todo Brasil

Multicanal

Atendimento pode ser feito por videoconsulta, WhatsApp ou 0800

Facilidade

O beneficiário só precisa acessar um dos canais e ter CPF e/ou carteirinha em mãos

Para todas as idades

Crianças, adultos e idosos podem se consultar pelo PA Virtual 24h, menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável

Quando usar o PA Virtual 24h – Telemedicina

Os sintomas indicados para decidir quando optar pela telemedicina ou pronto-socorro são baseados no risco de agravamento do problema. Então, se você estiver com diarreia, dor de cabeça, garganta ou muscular, infecção urinária, febre, sinusite ou resfriado, faça sua videoconsulta. Agora, se você sentir dores no peito, febre alta, palpitações e dificuldade para respirar, ou for vítima de algum acidente, seja ele no trabalho, na rua ou doméstico, procure o pronto socorro mais próximo.

Teleconsultas e teleorientação para Covid-19

Após as diversas ondas da Covid-19, o modo como o vírus se comporta no corpo sofreu algumas mudanças. O principal sintoma reconhecido atualmente, por exemplo, é a partir da variante Ômicron: dor de garganta. Outros sintomas da doença são febre ou calafrios, tosse seca, dificuldade de respirar/falta de ar, cansaço, dores musculares, dor de cabeça, perda de olfato e/ou paladar, congestão nasal ou coriza. Através da Telemedicina, quem está com sintomas de coronavírus pode ter a avaliação ainda mais rápida e segura: além de ter uma avaliação profissional, poderá obter orientações, atestados, pedidos de exames e prescrição de medicamentos, sem correr o risco de transmitir a doença para outras pessoas indo presencialmente a consultórios médicos ou emergências.

Como usar a telemedicina para crianças e idosos

Crianças e idosos merecem atenção especial. No caso dos pequeninos, a atenção a um comportamento incomum apresentado é redobrada. Falta de apetite, dor de cabeça, apatia, enjoos, vômito ou outros sintomas podem indicar que eles precisam de auxílio médico. Nessas situações – que pegam os pais de surpresa, às vezes em momentos em que o médico de confiança não está acessível –, a Telemedicina é a opção mais rápida para entender a demanda da criança. Claro, para casos de queda, fratura exposta, falta de ar, febre alta sem melhora e convulsão, por exemplo, a opção indicada é a emergência. Já para os idosos, além dos sintomas e comportamentos incomuns citados, optar pela Telemedicina ainda afasta as questões de dificuldade de locomoção. Em ambos os casos, o atendimento deve ser iniciado com os dados da criança ou do idoso e acompanhada por um responsável.

Importante
  • Para utilizar o PA Virtual 24h – Telemedicina da Copass Saúde, o beneficiário titular ou dependente precisa se identificar através de número do CPF ou da carteirinha, nome e data de nascimento. Em seguida, será atendido e responderá a perguntas direcionadoras para avaliação do estado de saúde, incluindo sintomas da Covid-19, entre outras queixas.
  • A partir do acesso pelo link de videoconsulta, o beneficiário, ao inserir as informações, passa a visualizar o seu tempo de atendimento, podendo acompanhar em tempo real quanto tempo falta para iniciar sua consulta diretamente com um(a) médico(a).

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