Virtual Beneficiário Virtual Credenciado Virtual Conselheiro

Mpox: entenda o que é e como se proteger

12/09/2024

Doença é preocupação mundial e já infectou mais de 700 pessoas no Brasil em 2024.

O QUE É

É uma doença zoonótica, causada pelo mpox vírus (MPXV). A transmissão para humanos ocorre principalmente por meio do contato próximo e prolongado, como abraços, beijos ou relação sexual, com pessoas infectadas pela Mpox e que apresentam lesões na pele, erupções cutâneas, bolhas, crostas ou fluidos corporais, como secreções e sangue. O compartilhamento de objetos recentemente contaminados com fluidos ou materiais de lesões infectantes também pode transmitir a doença.

Há duas cepas geneticamente distintas do vírus causador da mpox: a cepa da Bacia do Congo (África Central) e a cepa da África Ocidental. As infecções humanas com a cepa da África Ocidental parecem causar doença menos grave em comparação com a cepa da bacia do Congo. 

O surto apresenta baixo nível de transmissão fora do continente africano até o momento. Em 2024, foram notificados mais de 700 casos confirmados ou prováveis da doença no Brasil.. O número é bem menor quando comparado aos mais de 10 mil casos notificados em 2022, durante o pico da doença no país. Desde 2022, foram registrados 16 óbitos, sendo o mais recente em abril de 2023. Até o momento, não há registro de casos da nova variante no Brasil.

COMO A MPOX É TRANSMITIDA?

A transmissão da mpox pode ocorrer de várias maneiras, sendo as principais:

  • Contato direto com as lesões, secreções corporais ou gotículas respiratórias de uma pessoa infectada;
  • Contato com objetos contaminados, como roupas de cama, toalhas ou utensílios;
  • Contato com animais silvestres, como roedores, que podem ser portadores do vírus.

O vírus também pode passar de uma gestante para o feto através da placenta, ou de um progenitor (mãe ou pai) infectado para a criança durante ou após o nascimento através do contato pele a pele. Não está claro se pessoas que não apresentam sintomas podem transmitir a doença.

SINTOMAS

Erupções cutâneas ou lesões de pele, febre, ínguas, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza são alguns sintomas da doença. O número de lesões de pele pode ser variável e a área acometida pode ficar restrita àquelas do contato com as lesões fontes da transmissão. 

As lesões podem ser levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, algumas vezes formando crostas, que secam e caem. As erupções podem ocorrer na face, boca, tronco, mãos, pés ou qualquer outra parte do corpo, incluindo as regiões genital e anal. 

Os sinais e sintomas podem ser percebidos no período de 3 a 21 dias após o contato com o vírus. A transmissão da Mpox ocorre desde o surgimento dos primeiros sinais e sintomas até que todas as lesões na pele tenham cicatrizado completamente.

TRATAMENTO

Não há tratamentos específicos para a infecção pelo vírus causador da mpox. Os sintomas costumam desaparecer espontaneamente, sem necessidade de tratamento. A atenção clínica deve ser otimizada ao máximo para aliviar os sintomas, manejando as complicações e prevenindo as sequelas de longo prazo. É importante cuidar da erupção cutânea, deixando-a secar, se possível, ou cobrindo-a com um curativo úmido para proteger a área, se necessário. 

Evite tocar em feridas na boca ou nos olhos. Enxaguantes bucais e colírios podem ser usados desde que se evite os produtos que contenham cortisona. Um antiviral desenvolvido para tratar a varíola (tecovirimat, comercializado como TPOXX) também foi aprovado para tratamento de mpox em janeiro de 2022.

Mas, lembre-se: evite a automedicação! Em qualquer sinal semelhante, procure atendimento médico. 

COMO SE PROTEGER DA MPOX

A melhor maneira de prevenir a mpox é evitar o contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados. Caso o trato seja necessário, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção como luvas, máscaras, avental e óculos de proteção. 

A higiene pessoal, especialmente lavar as mãos com frequência, também é fundamental. Indivíduos com suspeita ou confirmação de mpox devem cumprir o isolamento e não compartilhar itens de uso pessoal.

Leia também

Doses diárias de saúde e bem-estar

A prática de atividade física regular, adequada e na medida certa é a melhor estratégia para o cuidado de tudo que...

17/09/2024

Saúde sexual é qualidade de vida

Não pode ser tabu algo que representa uma dimensão tão importante na vida do ser humano. A sexualidade é uma das...

19/09/2024

Cuidados redobrados com a saúde em clima seco

Com a umidade do ar muito baixa, o risco de desidratação, problemas respiratórios e irritações na pele aumenta. É...

09/09/2024