O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/4), em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Na COPASA, de acordo com o gerente da Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho, Mauro Lúcio Henrique de Carvalho,“a segurança no trabalho é um valor inegociável e a Companhia investe cada vez mais no cuidado por um comportamento seguro, individual e coletivo.”

Ao longo do mês, foram intensificadas todas as ações estratégicas de disseminação de informações, fiscalização e sensibilização como: divulgação de vídeos personalizados e  cards com dicas de segurança; participação em diálogos de segurança; inspeções; auditorias documentais, reuniões com empresas contratadas entre outras. Além disso, considerando a importância dos líderes no processo de evolução cultural, foi realizada uma intervenção teatral no 9º Encontro de Gestores da COPASA, com o objetivo de provocar reflexões sobre como as equipes se espelham em seus líderes.

Para além do Abril Verde, cabe ressaltar o Programa Acidente Zero, que completa dois anos em julho de 2022, e consiste num conjunto de projetos e ações para a consolidação de uma cultura pautada pelo comportamento seguro, pela disciplina operacional e pela fiscalização das condições de segurança.

Segundo o gerente Mauro, outra iniciativa de destaque, implementada em 2021, é a instituição das nove Regras de Ouro da Segurança, diretrizes básicas para a prevenção de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais. Uma forma de evidenciar os principais pontos de atenção que o trabalhador precisa ter em mente na execução dos seus serviços. São eles: 1) Comportamento Seguro; 2) Espaço Confinado; 3) Trabalho em Altura; 4) Serviço em Valas; 5) Direção Defensiva; 6) Ferramentas e Equipamentos; 7) Eletricidade; 8) Movimentação de Cargas; e 9) Promoção da Saúde e Bem-Estar. Clique aqui para conhecer os desdobramentos e orientações para cada uma das Regras de Ouro.