De acordo com os organizadores da campanha, “todo ser humano precisa aprender a cuidar da sua saúde mental e da saúde mental das pessoas com quem convive e com quem se relaciona no dia a dia”. Por isso, o tema escolhido para este ano é “Precisamos falar sobre saúde mental!” Um convite às pessoas a cuidarem mais de si e dialogarem sobre as mais diversas questões que vêm adoecendo a sociedade.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil não vai bem da saúde mental. Os números mostram que 5,8% da população (12 milhões de pessoas) sofrem de depressão (maior taxa da América Latina, a 2ª maior das Américas e a 5ª do mundo). Em relação aos transtornos de ansiedade, o Brasil é o recordista mundial, com 9,3% da população sofrendo de algum desses problemas. E, quando a questão é o suicídio, a situação também é preocupante: a ocorrência de 12mil suicídios anuais no país faz com que a sociedade brasileira ocupe a 8ª colocação, no planeta, em relação à contagem absoluta de mortes autoprovocadas.

Além das crescentes taxas de depressão, transtornos de ansiedade e suicídios, a sociedade brasileira também tem apresentado outros problemas relacionados à saúde mental como a intensificação do uso inadequado de substâncias psicoativas (drogas lícitas e lícitas, como, por exemplo, o álcool e a cocaína); o crescimento da violência urbana; o agravamento da desigualdade social; dificuldades de relacionamento pessoal; o fortalecimento de preconceitos; entre outros.

Porém, de acordo com o psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha Janeiro Branco, apesar da evidente necessidade de se colocar esses assuntos em pauta, muito pouco ainda se discute a respeito. Segundo Abrahão, “todos esses sérios problemas dizem respeito às múltiplas dimensões da saúde mental dos seres humanos e, por meio do Janeiro Branco, podemos aproveitar do simbolismo do “ano novo” — da oportunidade simbólica e cultural que cada mês de janeiro nos oferece — e convidarmos as sociedades a realizarem profundas reflexões, pessoais e coletivas, sobre o significado das nossas vidas, o propósito das nossas existências e sobre as melhores estratégias, públicas e privadas, para a construção de uma verdadeira cultura da saúde mental na humanidade, a fonte mais fecunda para a urgente tarefa de um mundo melhor”.

Após virar Lei Municipal em centenas de cidades do país, como Belo Horizonte e diversas cidades mineiras, o Janeiro Branco chega à sua 7ª edição levando orientações, reflexões e conhecimentos sobre saúde mental às regiões do Brasil e do mundo em que a Campanha ocorre, através de iniciativas de instituições públicas e privadas. Além disso, qualquer pessoa pode participar se abrindo à discussão do assunto com as pessoas à sua volta, repensando sua vida, seus atos e buscando alternativas para uma vida mais saudável em todos os sentidos. Para mais informações sobre a campanha, visite www.janeirobranco.com.br e @janeirobranco (Instagram).

 

Fonte:

janeirobranco.com.br