A cárie é uma doença causada pela desmineralização do esmalte do dente, através dos ácidos que as bactérias que naturalmente estão presentes na boca produzem, a partir dos resíduos alimentares que ficam grudados nos dentes. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam e formam uma placa que adere ao dente. Se essa placa não for removida de forma rotineira, podem surgir as cáries. Elas normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente.

A formação da cárie se deve a três fatores principais: dieta rica em açúcar (sacarose), os tipos de bactérias presentes na placa e o estado de saúde oral da pessoa. O consumo elevado de açúcar é cada vez mais preocupante, pois ele está presente em grande quantidade em produtos industrializados como bolos, biscoitos, refrigerantes, sucos, balas etc. Esses alimentos e bebidas, se ingeridos durante períodos prolongados entre as principais refeições favorecem o aparecimento de cáries. Para diminuir os riscos, o ideal é que, se houver necessidade de consumir esses alimentos, que seja durante ou logo após as refeições.

A cárie em bebês, conhecida como cárie de mamadeira, também precisa de atenção e acontece quando o bebê ingere líquidos durante a noite, seja leite, suco ou outras bebidas, e a higiene oral não é feita.

Nas últimas décadas, vem se observando uma queda na incidência de cáries em todo o mundo. Isso se deve, principalmente, à inclusão do flúor, que fortalece o esmalte dos dentes, nas águas de abastecimento público e nos cremes dentais. Mas cada um tem que fazer a sua parte. A higiene bucal correta após as refeições é uma das melhores formas de prevenir a doença. Além disso, a visita regular ao dentista é essencial, pois somente um profissional pode identificar o problema. Recomenda-se uma avaliação odontológica a cada seis meses ou de acordo com a indicação do dentista.

 A Copass Saude prioriza e valoriza a prevenção. Assim, os beneficiários dos planos odontológicos têm direito à realização de limpeza e procedimentos preventivos, de seis em seis meses, sem coparticipação (exceto a consulta). No dia 20 de março comemora-se o dia Mundial da Saúde Bucal. Cuide-se!

 

Colaboração: Dra. Cristiane Ventura, dentista e assessora técnica da Copass Saúde.