O terreno localizado na Rua Mar de Espanha, 353, no Bairro Santo Antônio, em breve, dará lugar a um prédio de dois pavimentos. No primeiro andar teremos a Clínica de Atenção Primária, com consultórios, salas de medicação e coleta de exames e espaço de fisioterapia. E o segundo andar receberá o Núcleo de Saúde da Copass. A obra teve início em 07/2023 e a previsão é que seja finalizada em junho de 2024. 

A nova clínica será a base do Programa Integração Saúde, uma modalidade de cuidado que segue os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo uma atenção integral e contínua, funcionando da mesma forma em que já atuam nossas 10 clínicas em outras regiões de MG e remotamente, sem a cobrança de coparticipação nas consultas.

 

 

 

 

O diferencial da APS

“Foco centrado na pessoa, não na doença”. Esse é o maior diferencial da Atenção Primária à Saúde, de acordo com o Dr. Carlos Marchetti, especialista em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e integrante da equipe da clínica do Programa Integração Saúde, em Contagem.

Segundo o Dr. Carlos, qualquer pessoa pode buscar a APS porque ela é abrangente, propondo-se a atender todas as condições clínicas. Estudos demonstram que é comum na APS a resolução de cerca de 80% das demandas recebidas, pois a maioria das queixas não dependem de atenção especializada.

Essa alta resolubilidade se deve, em grande parte, à abordagem. O médico explica que na abordagem tradicional é feita a avaliação biomédica do paciente. Já na APS, o conceito é mais amplo, partindo da análise física, biológica, psicológica, social, econômica e até espiritual, dependendo do grau de influência de cada um destes fatores na vida da pessoa. “É fundamental observar as relações sociais e a fase da vida em que o paciente se encontra”, resume.

Quando se leva em conta a realidade de cada um na definição do cuidado a ser proposto, aumentam as chances de adesão aos tratamentos e de envolvimento dos pacientes. Além disso, na APS, a decisão sobre as condutas é compartilhada e o autocuidado é sempre incentivado. A pessoa precisa ser bem orientada para se tornar protagonista do seu cuidado.

 

Equipe médica de múltiplas áreas

O Dr. Carlos Marchetti explica que o clínico geral é formado para atender ao adulto. Já o médico de família e comunidade é um clínico qualificado, capacitado em múltiplas áreas do conhecimento, que atende às queixas indiscriminadamente e sem restrições, desde o bebê, criança, adolescente, adulto, gestante, até o idoso.

O MFC é o coordenador dos cuidados que o paciente recebe de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros, pois a APS só funciona com trabalho em equipe, afirma o Dr. Carlos

Assista ao vídeo e saiba como a Atenção Primária à Sáude funciona:

 

 

Como será essa nova clínica?

A nova clínica de atenção primária à saúde da Copass em BH terá a mesma estrutura e eficiência encontradas nas clínicas em funcionamento, que já atenderam mais de 3.500 beneficiários desde 2021. Contudo, enquanto as clínicas já atuantes são compartilhadas com os parceiros Cemig Saúde, Fundaffemg, CASU e Pasa, a nova clínica de BH será exclusiva Copass.

VEJA OS PROJETOS 3D DOS ESPAÇOS: