Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,2 milhões de mortes em todo mundo são atribuídas à falta de atividade física. À medida que os países se desenvolvem economicamente, os níveis de inatividade aumentam. Em alguns países, esses níveis podem chegar a 70%, devido a mudanças nos padrões de transporte, aumento do uso de tecnologia, valores culturais e urbanização.

O sedentarismo está na lista dos principais fatores de risco que prejudicam a sua saúde. Um estudo recente (Lancet Glob Health. 2018, Sep 4), somando mais de 1,9 milhões de indivíduos entrevistados, mostrou que o Brasil tem o quinto pior índice de sedentarismo do mundo. Todos anos, mais de 3 milhões de pessoas morrem por doenças que podem ser prevenidas com a prática regular de atividades físicas. Por isso, é essencial incluir exercícios em sua rotina diária.

É normal que, na correria do dia a dia, as pessoas sintam-se desmotivadas para começar a praticar uma atividade física. Entretanto, os benefícios vão além da disposição física. Melhor qualidade de sono, maior controle do estresse, redução do risco de doenças cardiovasculares, menor risco de câncer e melhor qualidade de vida são alguns dos muitos benefícios proporcionados pelo exercício.  A prática de atividades físicas faz com que a pessoa tenha mais disposição para realizar outras tarefas, se sinta mais forte, com mais flexibilidade e capacidade funcional.

É preciso se comprometer para que o exercício seja parte da rotina diária, tornando-se um hábito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Para quem está parado há algum tempo, a recomendação é começar devagar, com uma atividade que não exija muito esforço e que seja prazerosa.

A escolha da atividade física é uma questão bem pessoal. Não existe um tipo de atividade física ideal para todo mundo. As preferências de cada indivíduo são fundamentais para a adesão e a continuidade da prática esportiva. Cada pessoa deve escolher o exercício de sua preferência para que haja motivação.

Às vezes, pode acontecer da pessoa não se adaptar de início à primeira escolha, mas é importante não desistir de praticar atividade física e experimentar outras modalidades, até encontrar o que é mais prazeroso.

Dicas do Ministério da Saúde para começar a praticar exercícios:

  • Faça uma avaliação médica;
  • Se hidrate antes e depois da atividade;
  • Busque algo que seja prazeroso;
  • Escolha locais arejados, com boa ventilação;
  • Use roupas leves;
  • Vá com calma, não exceda seus limites.

Fontes:

 Hospital Israelita Albert Einstein

Organização Mundial de Saúde

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde – Saúde Brasil