A ideia, segundo o Superintendente Executivo da Copass Saúde, Omar Carvalho, veio da necessidade de garantir acolhimento ao beneficiário e a certeza de que ele esteja recebendo o melhor tratamento. “Hoje, a reumatologia é a grande utilizadora dos imunobiológicos. É um mercado carente de serviços, com uma tendência forte de crescimento e tratamentos de alto custo. Isso foi um dos motivos que nos levou a colocar este projeto de pé”.

A parceria inovadora com outras operadoras do segmento (com o apoio da Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), já testada e aprovada nas clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS), permitiu o alinhamento da qualidade da assistência ao custo, gerando viabilidade econômica. Omar ressalta que a primeira fase dos atendimentos, que já se iniciaram antes do evento de inauguração da clínica, apontou uma redução de 20% nos custos dos medicamentos, além de um retorno extremamente positivo dos pacientes.

 

Para a Gerente de Gestão em Saúde da Copass Saúde, Fernanda Teixeira, o mais importante é o ganho para o paciente em qualidade de assistência, atendimento humanizado, ambiente acolhedor e equipe  preparada. “A proposta é que seja um serviço diferenciado, que traga segurança e que o paciente se sinta em casa, já que a clínica é dele também.”

Os pacientes têm acesso gratuito aos medicamentos, com apoio, gerenciamento e orientações técnicas, consultas especializadas e monitoramento presencial e virtual. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas em Reumatologia e Neurologia para doenças autoimunes, profissionais de enfermagem, fisioterapia, psicologia e farmácia é responsável pelo acompanhamento integral do tratamento.

Pacientes que usam medicamento subcutâneo podem fazer a aplicação assistida em domicílio e contar com teleconsultas e telemonitoramento. A clínica possui ambiente planejado e estrutura completa, com consultórios, sala de emergências e boxes individuais para infusão. Todo atendimento é sem coparticipação e o agendamento pode ser feito diretamente na clínica.

Presente no evento de inauguração, o membro do Conselho de Gestão da Copass, Bruno Rafael Teixeira, se mostrou entusiasmado. “Vejo que estamos no caminho certo. Primeiro com as clínicas de APS e, agora, com um serviço dessa grandeza e qualidade, onde vamos poder oferecer mais para o nosso beneficiário. Dá para ver a diferença do ambiente, que tem conforto, é acolhedor e muito bem estruturado. Essa parceria veio em ótima hora porque a Copass está vivendo grandes desafios e faz parte disso conciliar a questão financeira com a busca pelo melhor em saúde.”

 

Confira o que disseram os representantes das outras instituições que trabalharam juntas no projeto do Centro de Infusão durante o evento de inauguração:

 

 

“Compartilhar é questão de sobrevivência. O mundo está se consolidando, se transformando, se unindo, não só na área da saúde. E projetos como esse nos mostram que podemos sim ser eficientes, que podemos nos unir de forma inteligente, prática, mantendo nosso DNA, nossa essência. O que isso aqui vai mostrar é que se tem uma falha de mercado, a gente vai se unir para corrigir, buscando a melhor assistência e o tratamento certo. Nem mais, nem menos.”

Anderson Mendes, presidente da Unidas Nacional

 

 

“As autogestões encontraram o caminho da sustentabilidade através do compartilhamento de serviços. Nós sabíamos que essa parceria não ficaria somente nas clínicas de APS e que avançaria para áreas mais complexas da saúde, como vemos aqui neste projeto. Tive a honra de participar da construção desse trabalho, que não é fácil.”

Wesley Nunes, superintendente da Unidas MG

 

 

“Temos gratidão e satisfação em participar desse projeto. Sabemos que a parte mais cara da medicina está ligada a tratamentos deste tipo, que oneram bastante os planos de saúde e, por isso, temos muito a ganhar com essa parceria. Esse empreendimento já é bem-sucedido mesmo antes da inauguração.”

Luís Antônio Ribeiro, diretor financeiro da Fundaffemg

“Essa parceria demonstra o espírito de confiança que hoje é muito forte entre as autogestões e na Unidas. Com certeza isso vai impactar, principalmente e primeiramente, a vida dos nossos beneficiários. Consequentemente, nós teremos outros ganhos. Mas acima de tudo, teremos mais qualidade no atendimento. Meu desejo é que este projeto sobreviva a todos nós e que este local seja lembrado por nossos beneficiários como aquele local onde eles se sentiram acolhidos e amparados num momento tão sensível de suas vidas.”

Anderson Ferreira, diretor presidente da Cemig Saúde

“Eu agradeço muito a oportunidade de participarmos de um projeto como esse, que é muito desafiador. Já temos em torno de 120 pacientes em tratamento e recebemos agradecimentos de pacientes e familiares sobre o atendimento prestado. Esses depoimentos demonstram que provavelmente está faltando esse tipo de atendimento lá fora. É isso que nós queremos entregar. Queremos que aqui seja a casa dos seus beneficiários.”

Maurício Botelho, diretor executivo da Doutor Agora, responsável pela assistência prestada

 

Centro de Infusão Compartilhado

Endereço: Rua dos Timbiras, 1228, Belo Horizonte

Telefone: 31 3889-8910

Horário de atendimento: Segunda à sexta, de 8h às 18h

 

Veja fotos do evento e do Centro de Infusão:

Da esquerda para a direta: Dandara Campolina (Assessora de Comunicação da Copass Saúde), Sandra Duarte (Coordenadora do nosso Núcleo de Saúde), Omar Carvalho (Superintendente Executivo da Copass Saúde), Bruno Teixeira (Membro do Conselho de Gestão da Copass Saúde), Mariana Milhorato (Enfermeira do Núcleo de Saúde), Fernanda Teixeira (Gerente de Gestão da Saúde da Copass) e Anderson Mendes (Presidente da UNIDAS/Nacional).

Equipe multidisciplinar do Centro de Infusão Compartilhado.

Fachada do CIC, que fica na Rua dos Timbiras, em frente à Igreja de Boa Viagem.

Recepção do CIC.

Um dos consultórios do CIC.

Área de atendimento e espera para infusão.

Um dos boxes de infusão.