A Copass Saúde acaba de firmar parceria para a implantação de duas clínicas de Atenção Primária à Saúde. A iniciativa é um grande passo para aprimorar a assistência oferecida aos beneficiários e será realizada em parceria com outras três operadoras de autogestão.

O projeto, em fase piloto, terá uma unidade implantada na região de Betim/Contagem, em parceria com a Cemig Saúde e o Pasa, planos de saúde dos funcionários da Cemig e da Vale. A outra unidade será na cidade de Montes Claros, em parceria com a Cemig Saúde e CASU, administradora do plano de saúde da UFMG. A parceria histórica contou com o apoio da UNIDAS - União das Instituições de Autogestão em Saúde, à qual as operadoras são filiadas.

Com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2021, as clínicas serão baseadas no modelo de Atenção Primária à Saúde (APS), que é fundamentado nas melhores práticas para oferecer um cuidado integral e coordenado. Os beneficiários vão contar com atenção contínua e personalizada, feita por equipe multidisciplinar, que reúne médicos da família, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Os serviços serão prestados, nas duas unidades, pelas Clínicas Expressas do Brasil.

A cerimônia de oficialização simbólica da parceria foi realizada no dia 31 de maio, na sede da Cemig Saúde. Participaram do evento o superintendente executivo da Copass Saúde, Omar de Carvalho Gomes Filho, a presidente do Conselho de Gestão, Beatriz Gomes, o gerente Administrativo e Financeiro, Leandro Moreira de Oliveira, a gerente de Benefícios, Fernanda Cristina Santos Teixeira, além de representantes das operadoras parceiras e da UNIDAS.

Na cerimônia, os dirigentes das quatro operadoras ressaltaram a importância dessa união de forças de empresas de grande relevância no cenário da saúde em Minas para viabilizar um projeto que beneficia a todos, com foco em promover saúde.

“Esse momento é memorável”, celebrou o superintendente executivo Omar de Carvalho. “Conseguimos fazer uma parceria entre quatro empresas em busca do mais importante: a qualidade da assistência para nossos beneficiários. Além de somar experiências, isso nos permite um compartilhamento de custos, o que representa maior sustentabilidade para as quatro operadoras”, afirmou.

O investimento em APS é um dos focos da gestão da Copass Saúde e vai além das clínicas compartilhadas. Segundo Omar de Carvalho a ideia é avançar. Está em desenvolvimento um projeto para a criação de clínicas sem compartilhamento, próprias, de atenção primaria à saúde dos beneficiários, com previsão de implantação inicial em Belo Horizonte.