Minas Gerais vivencia mais uma epidemia de dengue e chikungunya. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus das duas doenças, além da zika, foi identificado em 97,8% dos municípios mineiros. Para se ter uma ideia do aumento da incidência, em 2022 foram confirmados no estado 74.567 casos de dengue, 11.411 de chikungunya e 22 casos de zika. Em 2023, até 14/04, os números já superam todo o ano passado, sendo confirmados mais de 82 mil casos de dengue, mais de 17 mil casos de chikungunya e 19 casos de zika.

 SINTOMAS, SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Além de serem arboviroses urbanas transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue, a zika e a chikungunya apresentam alguns sintomas semelhantes, como dores no corpo, febre e dor de cabeça, o que pode dificultar o diagnóstico. Contudo, há sinais importantes que as diferenciam. A dengue, por exemplo, é a que mais preocupa, pois os quadros mais graves podem apresentar hemorragias. Em relação às dores no corpo, na chikungunya, as dores se concentram principalmente nas articulações, enquanto a dengue causa dores predominantemente musculares e  dor  atrás dos olhos, que é muito típica da doença.  Já a zika, em geral, apresenta sintomas mais leves, além de olhos avermelhados e coceira característica, sendo muitas vezes confundida com alergia.

 

 

Principais sintomas de cada uma:

Dengue

Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, prostração, diarreia, dores musculares intensas e manchas vermelhas pelo corpo que podem ser acompanhadas ou não por coceira.

Chikungunya

Fortes dores articulares (poliartralgia), dificuldades de movimentos e locomoção devido à inflamação das articulações, febre alta, dores musculares, dor de cabeça, enjoo, fadiga e manchas avermelhadas pelo corpo.

Zika

Manchas vermelhas no corpo com coceira, febre até 38.5°C, dor de cabeça, dor nas articulações, vermelhidão nos olhos e cansaço. Boa parte das pessoas infectadas são assintomáticas.

 

CONSEQUÊNCIAS

De forma geral, as três doenças não deixam sequelas permanentes. Contudo, podem ter consequências importantes. O principal agravante da dengue são os quadros hemorrágicos, que aumentam consideravelmente os danos ao organismo e o risco de morte.

Os sintomas mais característicos da chikungunya, que são as dores articulares, podem desaparecer em poucas semanas, mas também podem permanecer por meses ou anos. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

Em relação à zika, a atenção deve ser redobrada em pacientes gestantes, por haver risco de transmissão transplacentária do vírus para o bebê. A infecção pode causar malformação do feto, como a microcefalia, e até levar ao aborto. Além disso, a zika se relaciona ao desenvolvimento de uma síndrome neurológica que causa paralisia, chamada Guillain-Barré.

 

QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?

De acordo com o Dr. Ricardo Cypreste, diretor médico da Clínica DOC, parceira da Copass Saúde para a Atenção Primária à Saúde (APS) e Telemedicina, deve-se buscar atendimento médico sempre que houver febre alta (acima de 38°C) acompanhada de náusea, vômitos com dores abdominais intensas e fortes dores musculares ou articulares.

O médico explica que o sintoma mais corriqueiro da dengue e chikungunya é a febre alta, que persiste mesmo com o uso de medicamentos para abaixá-la, como a dipirona. Além disso, um sinal de alerta muito importante é o sangramento como, por exemplo, sangue pelo nariz, sangue visto nas fezes e, por vezes, na gengiva.

O Dr. Ricardo salienta ainda que “sempre, sempre, em caso de dúvidas, o paciente deve buscar orientação do seu médico e ou enfermeira dos cuidados com a saúde da família.”

 

TRATAMENTO

O tratamento das três arboviroses é praticamente o mesmo, visto que não existem medicamentos específicos para cada uma delas. Em qualquer dos casos, é recomendado que o paciente permaneça em repouso e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve recorrer a remédios que contenham ácido acetilsalicílico (o famoso AAS) e/ou anti-inflamatórios não esteroidais (como o Ibuprofeno), devido ao risco de desencadear hemorragias.

Se hidratar bem, com bastante água e alimentação saudável, é fundamental, ressalta o Dr. Ricardo Cypreste.  Pois, como as três arboviroses tem características e sintomas muito semelhantes até mesmo a uma infecção gripal, quando há início súbito de febre e mal-estar é importante manter uma boa hidratação.

 

PREVENÇÃO

Com exceção da dengue, ainda não existem vacinas contra as doenças. A melhor forma de prevenção da dengue, zika e chikungunya é reduzir a infestação do mosquito transmissor, através da eliminação de criadouros. O Aedes aegypti se prolifera em água parada, assim, os meses mais quentes e chuvosos são os períodos do ano com maior transmissão das doenças. Por isso, é importante manter o ambiente limpo e evitar acúmulo de água. Lembrando que os ovos do mosquito podem sobreviver fora d’água por um ano até encontrarem condições favoráveis para se desenvolver.

Confira as dicas:

CUIDADOS COM O AMBIENTE

CUIDADOS PESSOAIS

. Manter caixas d’água, cisternas e lixeiras bem tampadas;

. Colocar areia nos pratos de plantas;

. Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

. Limpar as calhas;

. Cobrir piscinas;

. Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

. Limpar a bandeja externa da geladeira e a bandeja coletora de água do ar-condicionado;

. Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

. Cobrir bem ou eliminar qualquer reservatório de água.

. Utilizar repelente;

. Cobrir o corpo com roupas claras, quando possível;

. Colocar telas em janelas e portas.

. O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesses horários.

 

Fontes: FiocruzSecretaria de Estado de Saúde de Minas GeraisUnicef