De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Por ser uma doença geralmente silenciosa, muitas pessoas não sabem que a têm. E em alguns casos, o diagnóstico é tardio, já quando surgem as complicações crônicas da doença.

A falta de controle da diabetes é o grande problema em relação à covid-19.  Diabéticos não têm maior risco de infecção, mas sim de maior gravidade da doença. O risco de complicações pelo vírus é reduzido e quase igual ao das pessoas sem diabetes se os níveis de açúcar no sangue estiverem controlados.

A baixa imunidade na pessoa com diabetes está ligada à elevação do açúcar no sangue.  Por isso, o controle da glicemia permite que a pessoa enfrente o coronavírus com menos riscos à sua saúde.  Assim, monitorar frequentemente a glicemia e ajustar medicações para o controle do diabetes, sejam medicamentos orais ou  insulina – sempre com orientação médica – são procedimentos que podem prevenir complicações não apenas da covid-19 como também do próprio diabetes. O controle do peso também é fundamental. Diabéticos obesos podem ter a imunidade afetada por ter maior risco de inflamação ocasionada pelo excesso de peso.

A melhor forma de prevenir a obesidade e manter a diabetes sob controle é a adoção de hábitos saudáveis. Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas são comportamentos que evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas-degenerativas.

A atenção aos cuidados diários garante mais qualidade de vida ao diabético, mas a avaliação frequente de um profissional é indispensável. O acompanhamento médico periódico é muito importante para auxiliar a pessoa com diabetes a controlar a doença.

Nessa fase em que o isolamento social é necessário, principalmente para os grupos de risco, muitas pessoas com diabetes deixaram de fazer suas consultas regulares, agravando seu quadro de saúde e, consequentemente, aumentando seus riscos diante do novo coronavírus.

Para evitar que isso aconteça, os diabéticos podem optar pela telemedicina, uma ferramenta que tem se apresentado bastante eficiente para o acompanhamento das doenças crônicas. Com assistência adequada e uma rotina responsável de cuidados e hábitos saudáveis a pessoa com diabetes pode viver bem e sem complicações.

A Copass Saúde oferece aos seus beneficiários o Copass Teleconsulta, serviço de telemedicina disponível 24 horas. Ligue ou acesse:

-  3003-0486 ( ligação telefônica)

-   tiny.cc/copassteleconsulta (link via internet)

 

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis:

  • Consumir diariamente verduras, legumes e frutas;
  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras encontradas em frituras, salgados e similares;
  • Não fumar;
  • Reduzir o consumo de álcool;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, de acordo com a sua disponibilidade, sempre respeitando o distanciamento social e uso de máscaras quando não for em casa;
  • Manter o peso controlado. 

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Diabetes

Ministério da Saúde