A vacina é produzida com vírus inativados (mortos e fracionados). Isso significa que não há o risco de se adquirir gripe por meio da vacina. Ela não é 100% eficaz, mas protege contra as formas graves da doença. É preciso saber que a imunização contra a gripe não protege contra o resfriado comum, que é causado por outros tipos de vírus, usualmente sem complicações graves.

Ao contrário de outras vacinas que dão proteção prolongada, a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente, considerando o tipo de vírus que causou as infecções respiratórias (gripe) no ano anterior.  

Para garantir maior eficiência da vacinação contra a gripe, é importante tomar a vacina antes do período mais seco e frio, em que aumentam os riscos de infecções respiratórias. Além disso, a vacina não imuniza de forma imediata e nem permanente. A proteção começa a existir em duas a três semanas após a administração, prolongando-se por cerca de um ano. Por isso é necessário tomar a vacina todos os anos.

O Ministério da Saúde iniciou no dia 12 de abril a sua Campanha Nacional de Imunização, que vai até o dia 09 de julho. São público-alvo da campanha as crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco. Como as campanhas de imunização contra a gripe e a covid-19 estão ocorrendo simultaneamente, a campanha da gripe se iniciou com grupos que não são prioritários para Covid-19.

O Ministério da Saúde orienta que as doses de vacinas para as duas doenças não sejam tomadas juntas. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Ou seja, quem tomar a vacina contra a influenza precisa esperar 14 dias para tomar a da covid-19. Se tomar primeiro a da covid-19, deve esperar mais 14 dias para tomar a da influenza. Se a vacina usada para a covid-19 for a Coronavac, para a qual o intervalo costuma ser de três semanas entre as doses, não haverá tempo para receber a vacina da gripe entre a primeira e a segunda dose. Neste caso é preciso esperar a conclusão do esquema de dose da vacina Coronavac para receber a dose contra a gripe. Se a vacina para a covid-19 for da AstraZeneca (Oxford), cujo intervalo das doses é de dois a três meses, pode-se tomar a vacina contra a gripe depois de 14 dias da primeira dose. É preciso respeitar um intervalo de 14 dias antes ou depois da segunda dose da AstraZeneca para tomar a vacina da gripe.

Pessoas diagnosticadas com covid-19 precisam aguardar 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para tomar a vacina da gripe.

Campanha de vacinação contra a gripe da Copass Saúde

Em 2021, a Copass Saúde realiza sua Campanha de Vacinação contra a Gripe  a partir de 28 de abril. A iniciativa é feita em parceria com a Copasa, que, assim como no ano passado, visa ampliar a adesão à campanha e facilitar o acesso à vacina, oferecendo a comodidade de tomá-la no ambiente de trabalho.  

As doses serão oferecidas dentro das unidades da Copasa, com condições especiais: custo reduzido e a coparticipação de 25% sobre o valor, parcelada em cinco vezes. É preciso ficar atento ao calendário de vacinação em cada unidade, que pode ser acessado pela intranet da Copasa ou no portal e no app da Copass Saúde. Clique aqui para conferir o calendário.

Além da campanha de vacinação, que é destinada exclusivamente aos beneficiários ativos, a Copass Saúde oferece cobertura para a vacina da gripe, trivalente ou tetravalente, a todos os beneficiários (ativos, dependentes e assistidos) entre 6 e 59 anos de idade, que não se enquadram nos grupos garantidos pela campanha do Ministério da Saúde. Os beneficiários ativos que não puderem tomar a vacina da gripe dentro do período da campanha,  devem buscar a imunização posteriormente, nas clínicas e laboratórios credenciados. É importante lembrar que a vacina fica disponível na rede credenciada para todos, durante todo o ano, inclusive no período da campanha. O beneficiário deve levar seu cartão de vacinação e o cartão de identificação da Copass Saúde.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais