A gripe é causada por um tipo de vírus chamado Influenza. As vacinas têm sua composição recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas causadoras da gripe no ano anterior. Dessa forma, a cada ano, a vacina da gripe muda para proteger contra os tipos mais comuns da gripe naquela época. As vacinas aplicadas este ano imunizam contra os vírus da gripe que mais circularam no hemisfério sul em 2019, incluindo o Influenza A (H1N1). A vacina é produzida por vírus inativados (vírus mortos e fracionados). Isso significa que não há o risco de se adquirir gripe por meio da vacina. É preciso saber que a vacina da gripe não protege contra o resfriado comum, que é causado por outros tipos de vírus, usualmente sem complicações graves.

Para garantir maior eficiência da imunização contra a gripe, é importante tomar a vacina antes do período mais seco e frio, em que aumentam os riscos de infecções respiratórias. Além disso, a vacina não imuniza de forma imediata e nem permanente. A proteção começa a existir aproximadamente duas semanas (15 dias) após a administração, prolongando-se por cerca de um ano. Por isso é necessário tomar a vacina todos os anos.

Devido à grande procura, tem ocorrido dificuldades de abastecimento da vacina contra a gripe tanto na rede pública quanto na rede privada. Assim, para evitar transtorno e deslocamentos desnecessários, a Copass Saúde orienta seus beneficiários a ligarem antes para os estabelecimentos onde pretendem tomar a vacina, para se certificarem de que há disponibilidade. Clique aqui para acessar a lista de estabelecimentos credenciados da Copass Saúde para a vacinação contra a gripe. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com a Central de Atendimento (31 3298-5800). 

Diante da pandemia de COVID-19, a vacina contra a gripe é indispensável, principalmente para os idosos. É importante saber que a vacina contra a gripe não oferece proteção contra o coronavírus, mas, como as duas doenças provocam sintomas muito semelhantes, estar vacinado contribui para a avaliação e diagnóstico nos casos suspeitos.

É fundamental estar em dia com o calendário de vacinação para se proteger contra a gripe e outras infecções. Pode-se aproveitar o momento para atualizar o cartão de vacinação, verificando se as vacinas contra outras doenças estão em dia como tétano, difteria e rubéola. E na hora de vacinar, não se pode esquecer dos cuidados básicos recomendados para a prevenção contra o coronavírus, como usar máscara de proteção, higienizar bem as mãos e manter o distanciamento mínimo de cerca de 2 metros de outras pessoas.

CALENDÁRIO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A partir de 23/03

Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

A partir de 16/04

Doentes crônicos, membros das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo e população indígena.

A partir de 09/05

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, professores, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

O Dia D da vacinação acontecerá no dia 09 de maio e a campanha se estenderá até o dia 22 do mesmo mês.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Fiocruz

Hospital Albert Einstein