Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental. A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de 1/3 das pessoas incapacitadas nas Américas. A situação foi agravada pela pandemia da Covid-19, além de antigos tabus, preconceitos e desconhecimento sobre este universo tão amplo.

A saúde mental vai além da ausência de doença. É uma questão de estabilidade e bem-estar emocional. “A vida pede equilíbrio!" é o tema desta edição do Janeiro Branco. Afinal, cedo ou tarde, sem equilíbrio as coisas desandam. Mas como podemos viver com mais equilíbrio em todas as nossas relações e facetas da vida, principalmente na relação com nós mesmos?

 

 

 

Para a psicóloga da USSS - Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho da Copasa, Moema Maria Silveira, um dos melhores caminhos para se chegar ao equilíbrio é o autoconhecimento. “É fundamental se conhecer para saber valorizar o que te faz bem e identificar o que te faz mal.”

Segundo Moema, saúde mental tem a ver com entender as dificuldades da vida. Aceitar que temos altos e baixos, que emoções desagradáveis existem e que precisamos saber administrá-las da melhor forma possível. Cuidar desse entendimento não pode ficar em segundo plano. A falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos. “Quando há um mal-estar físico, a pessoa busca o médico, mas a maioria das pessoas tende a não dar a mesma importância quando o mal-estar é emocional”, afirma.

Por isso, o Janeiro Branco é uma oportunidade para refletir: o que posso mudar e melhorar na minha vida em prol da minha saúde mental? A psicóloga orienta sobre cuidados essenciais para manter a estabilidade emocional.

 

DICAS PARA UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA:

. Cuide do seu corpo. Observar, sentir o próprio corpo e cuidar dele é essencial para não cair no automático. O descaso com o bem-estar físico se reflete na saúde emocional.

. Adote hábitos saudáveis. Mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividade física regular, cuide do seu sono.

. Tenha momentos de lazer. Leia, caminhe, passeie, separe um tempo para fazer algo que lhe dê prazer.

. Afaste situações e pensamentos negativos e invista em atitudes positivas. O negativismo promove adoecimento mental e físico. Por outro lado, uma postura otimista gera sensação de bem-estar.

. Laços fortes são importantes. Busque uma convivência social saudável, curta mais a família e os amigos, tenha bons encontros.

. Não se isole. Ficar muito tempo assistindo TV ou vídeos, por exemplo, faz com que a pessoa vá se isolando do mundo real, do convívio com as pessoas e do enfrentamento da própria vida.

. Entenda que não existe vida perfeita, nem felicidade permanente. Essa falsa impressão está muito presente nas redes sociais. Mas altos e baixos fazem parte da vivência. Todos temos dificuldades, medos, raiva, tristezas. Saudável é ter limites nas atitudes e não se furtar de enfrentar os desafios da vida real.

. Cuide da sua relação com o trabalho. Ter prazer em trabalhar é essencial, mas é importante medir o tempo dedicado ao trabalho, desconectar-se nos momentos de descanso, compreender que críticas construtivas são importantes e saber desvincular o profissional do pessoal.

. Desconecte-se por vezes. Transtornos mentais estão ligados à carga de depressão, estresse e ansiedade que vivemos, causados pela vida acelerada e pelo excesso de informação. Ter momentos para se desligar de tudo é necessário.

. Busque a meditação. Reservar um tempo para meditar diariamente é uma excelente forma de promover o bem-estar mental, o foco e a concentração de forma saudável.

. Busque ajuda profissional. Manter a estabilidade emocional não é fácil e, muitas vezes, demanda ajuda. A procura por terapia psicológica tem aumentado nos últimos anos, superando tabus e preconceitos. À medida em que a terapia avança, reduz-se a necessidade de uso de medicamentos. Todo ser humano precisa falar e ser ouvido de forma ética para evoluir. Beneficiários da Copass Saúde podem ter esse acompanhamento sem cobrança de coparticipação com o Programa Integração Saúde.

 

TRABALHO EM PROL DA SAÚDE MENTAL

A Copasa e a Copass Saúde sempre trabalharam em parceria para estar à frente na busca pela saúde mental dos empregados, realizando eventos, palestras e oferecendo apoio nas mais diversas situações.

“Nosso trabalho diário é de muita responsabilidade. Afinal, cuidamos da água que as pessoas consomem”, ressalta a psicóloga Moema.  As pressões do dia a dia geram ansiedade, depressão, esgotamento, que levam ao adoecimento mental. E tudo isso se intensificou após a insegurança, estresse, medo e ansiedade causados pela pandemia de Covid-19, com um aumento considerável na demanda.

Moema afirma que “além de toda a assistência médica, cuidamos do acolhimento das pessoas com adoecimento mental, que chegam até nós por demanda espontânea ou por indicação de outros colegas.” É um trabalho que envolve várias realidades e que está em evolução constante, com novos projetos que visam beneficiar cada vez mais a saúde mental dos empregados.

 

Fontes:

Janeirobranco.com.br

Conselho Federal de Enfermagem

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde