Para celebrar o Dia Mundial do Idoso, 01 de outubro, a Copass Saúde postou em seu instagram o depoimento inspirador de uma de suas colaboradores, além de fotos de vários colaboradores com seus idosos especiais. Confira:

 

“Confesso que nunca me preocupei com a chegada da idade e o envelhecimento. Na verdade, talvez eu nunca tivesse tido muito tempo para me ocupar com isso. O envolvimento com o trabalho e a criação dos filhos, além da  ocupação em simplesmente viver a vida que se apresentava para mim, acabaram me absorvendo por completo.

As experiências que vivi ao longo dos anos foram me preenchendo e, claro, me fortalecendo também. Para minha grata alegria, minha vida acabou fluindo bem.

Hoje, com meus filhos já crescidos, criando suas próprias famílias agora, posso dizer que me sobra um pouco mais de tempo. Que não vou gastar, de jeito nenhum, me angustiando com a passagem dos anos. Aproveito esse tempo mais flexível hoje, realizando, por exemplo, alguns sonhos antigos. Acho que pode ser uma boa forma de aproveitá-lo bem.

Tem uma outra coisa que me move desde sempre, aprender a cada dia a viver melhor! Nesse sentido, nossos relacionamentos são  uma boa escola. Sempre tentei, de todas as formas e em quaisquer circunstâncias, humanizar as minhas relações, tocando o coração das pessoas com o que posso oferecer de mais caro,  meu tempo e minha atenção.

Aliado a isso, a delicadeza e a sensibilidade me ajudaram a amenizar  sofrimentos inevitáveis pelos quais passei, mantendo a minha integridade e dignidade intactas.Inerentes à vida, as adversidades me fortalecem, me ensinando que preciso vivê-las com mais leveza, concordância e amor. Vivendo e aprendendo, um lema presente ao longo dessa minha caminhada.

Venho aprendendo nos últimos anos, por exemplo, que a observação rotineira do nosso corpo nos oferece bastante sinais  que nos mostram aquilo não vai bem e que precisa de alguns ajustes, atenção e cuidado. Nosso corpo é nossa morada e como tal merece todo o nosso amor e zelo.

Para finalizar, acredito que o envelhecimento não deve ser associado somente a doenças e perdas. A passagem do tempo é democrática,  transformadora e pode ser um grande arsenal de sabedoria se não jogarmos fora as experiências que vivemos.”

Mônica Maria Melo Chaves (foto acima)