De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Associação Médica Brasileira, as vacinas têm o potencial de evitar a COVID-19 grave e, consequentemente, as internações hospitalares, necessidade de oxigenioterapia, admissões em unidades de terapia intensiva e óbito. Somente com a vacina será possível controlar a pior crise sanitária dos últimos cem anos.

Muitas dúvidas surgiram em relação às vacinas, principalmente, pelo curto espaço de tempo em que foram desenvolvidas, alémda onda de fake news sobre o tema. Mas toda vacina licenciada para uso passa antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e aplicação, garantindo, assim, sua segurança. O planejamento da vacinação nacional é orientado em conformidade com o registro e licenciamento das vacinas, que no Brasil é de atribuição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Neste momento inicial, em que não há ampla disponibilidade das vacinas no mercado mundial, o foco principal da vacinação é a redução da mortalidade pela covid-19. Por isso, os grupos de maior risco para agravamento e óbito pela doença devem ser priorizados.

Também pela dificuldade de aquisição de vacinas em larga escala, todas as doses estão sendo adquiridas e distribuídas gratuitamente pelo Ministério da Saúde, de acordo com seu Plano Nacional de Imunizações (PNI). Sendo assim, não existem vacinas disponíveis para a rede privada de assistência à saúde no momento. Cabe aos órgãos de saúde pública dos estados e municípios fazer o planejamento da vacinação, de acordo com os grupos distribuídos em cada fase do PNI. Mais informações sobre os grupos prioritários e as fases de vacinação em Minas estão disponíveis no site vacinaminas.mg.gov.br.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, não é preciso fazer nenhum cadastro para receber a vacina. Basta aguardar a data de cada grupo e  procurar o posto de vacinação. De qualquer forma, é importante ficar atento às orientações e ao calendário de imunização em cada município. A distribuição das doses de vacinas em Minas e o número de pessoas vacinadas podem ser acompanhados, em tempo real, por meio do site Vacinômetro:  coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

CONTRAINDICAÇÕES:

Conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, no Brasil, as contraindicações para vacinação são para:

  • Pessoas menores de 18 anos de idade;
  • Pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina contra COVID-19;
  • Pessoas que apresentaram uma reação anafilática confirmada a qualquer componente da(s) vacina(s);
  • Para as gestantes, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) orienta que a decisão de tomar a vacina ou não deve ser compartilhada entre o médico e a própria gestante, com base na avaliação do risco de exposição ao contágio.

Pessoas que têm problemas de saúde como doenças crônicas e autoimunes, câncer, HIV, alergia a ovo, transplantados, entre outras condições, podem tomar a vacina, de acordo com orientação

As vacinas que estão atualmente disponíveis para a covid-19 possuem aplicação em duas doses. O que as diferencia é o intervalo entre essas doses, que pode variar de acordo com o fabricante. A vacinação não tem efeito imediato. A pessoa somente estará imunizada contra a doença após completar as doses e aguardar o tempo necessário para o organismo desenvolver imunidade. Estima-se que o potencial completo da vacina seja atingido em cerca de duas semanas após a segunda dose.médica. As que já tiveram a covid-19 também devem ser vacinadas, mas é necessário aguardar o completo restabelecimento e, no mínimo, quatro semanas após o início dos sintomas (ou do primeiro resultado positivo no exame de RT-PCR).

Hoje, os brasileiros representam 10% dos óbitos por COVID-19 no mundo e a caminhada de controle da pandemia ainda será longa. Além disso, nenhuma vacina é 100% eficaz e não se sabe ainda se as disponíveis para a covid-19 são capazes de impedir a transmissão do vírus. Por isso, mesmo para quem já recebeu a vacina, é fundamental manter as medidas preventivas como  o uso correto de máscara, distanciamento físico e higienização frequente das mãos.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Infectologia

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Sociedade Brasileira de Imunizações

Ministério da Saúde – Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19