A atenção à saúde bucal da criança começa antes do seu nascimento, no pré-natal odontológico realizado pela mãe. Nessa consulta, além dos cuidados relativos à sua saúde bucal na gravidez, a gestante terá as orientações necessárias para o cuidado e higienização da boca do bebê antes dos dentinhos nascerem.

Via de regra, a primeira consulta odontológica da criança deve acontecer a partir do nascimento do primeiro dente de leite. De acordo com a dentista Cristiane Ventura, assessora técnica da Copass Saúde, é fundamental buscar a assistência de um odontopediatra, pois ele é o especialista qualificado para orientar quanto a todos os cuidados necessários para a primeira infância.

Conforme preconizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as consultas iniciais, em geral, são destinadas à orientação dos pais e preparação psicológica da criança. Para a Dra. Cristiane, essa preparação é essencial e faz toda a diferença para a relação da criança com o dentista e com a sua saúde bucal pelo resto de sua vida. Isto porque quando a criança é acostumada desde cedo com o acompanhamento odontológico, ela reage às intervenções clínicas necessárias no futuro com muito mais tranquilidade e sem medo. Por outro lado, o que frequentemente acontece é que os pais deixam para levar os filhos ao dentista quando estão maiores e já com problemas bucais. Nesses casos, a dentista alerta que “o risco de uma relação traumática é grande quando, na primeira vez, a criança já chega ao consultório com dor e tem que sentir dor ou desconforto para realizar o tratamento”.

Os principais problemas bucais desenvolvidos pelas crianças são a cárie e má oclusão dentária. Mas com acompanhamento e orientação, são problemas que podem ser prevenidos facilmente ou corrigidos.

A cárie provém da higienização e alimentação inadequadas, especialmente o consumo de açúcar. Por isso o acompanhamento odontológico é feito em consonância com as orientações do pediatra quanto aos alimentos. Já a má oclusão tem como causadores principais o uso de chupetas, mamadeiras e sucção de dedos. A atenção à parte oclusal é muito importante na primeira infância porque pode ser prevenida. E a má oclusão pode causar até problemas respiratórios, articulatórios entre outros.

Na rotina corrida das famílias, muitas vezes, a consulta odontológica preventiva da criança fica negligenciada. Mas hoje, segundo Cristiane, essa filosofia vem mudando e os pais estão cada dia mais conscientes da sua necessidade. Até porque o apoio do odontopediatra facilita bastante o cuidado diário. Nas consultas, além da avaliação clínica, é feita toda a orientação quanto aos hábitos alimentares, higienização, produtos mais indicados para a faixa etária, retirada de mamadeiras e chupetas, como lidar com o hábito de sucção de dedos, entre outras informações para a manutenção de uma boa saúde bucal.

A periodicidade das consultas deve ser avaliada pelo dentista, podendo variar bastante de acordo com cada caso. Em geral, o retorno de seis em seis meses é o mais recomendado. Os planos odontológicos da Copass Saúde contam com uma rede de atendimento qualificada para assistência aos pequenos beneficiários, garantindo a prevenção desde cedo e mais tranquilidade e saúde para toda a família.