5 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. A data busca conscientizar a população sobre a importância da realização de exames preventivos contra o câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Realizar o exame de mamografia periodicamente pode ser essencial para evitar qualquer complicação que possa acontecer futuramente ou diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Para marcar esta data, preparamos para vocês algumas informações muito importantes:

O que é e para que serve a mamografia?

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Quando se deve fazer uma mamografia?

É recomendado que as mulheres conversem com o médico para avaliação sobre o melhor procedimento. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), do Ministério da Saúde, as mulheres devem começar a fazer mamografia a partir dos 50 anos e a cada 2 anos. Porém, isso pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar.

Quais os tipos de mamografia?

  • Mamografia por rastreamento

A mamografia pode ser de rastreamento, realizada para detectar precocemente qualquer lesão mamária, antes mesmo que a paciente ou o médico possam notá-las, ou pode ser de diagnóstico, usada para determinar qualquer alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores. Quando é apenas um exame de rastreamento são obtidas imagens de cada mama em dois ângulos diferentes, já quando é uma mamografia diagnóstica ela pode incluir a obtenção de imagens adicionais ou ainda vir acompanhada de outros exames complementares.

  • Mamografia Digital

Com o avanço da tecnologia surgiu a mamografia digital (computadorizada). Esse exame se assemelha ao convencional por usar raios-X na produção das imagens, porém o sistema converte a imagem numa foto digital que pode ser vista no monitor do computador. Com essa tecnologia nova, os exames tornaram-se mais rápidos e beneficiam tanto as pacientes, quanto os radiologistas que têm a possibilidade de manusear a imagem no computador.

Como é feito o exame de mamografia?

A mulher é posicionada em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que é onde as imagens serão capturadas. Durante o exame a mulher deverá ficar imóvel e segurando a respiração durante alguns segundos. Algumas mulheres podem sentir desconforto por conta da compressão durante o procedimento.

O tempo de duração do exame de mamografia, geralmente, é de 15 a 25 minutos.

Mamografia dói?

Algumas mulheres podem sentir desconforto por conta da compressão durante o procedimento. O desconforto é totalmente suportável e não deve ser uma barreira para que as mulheres deixem de fazer o exame.

 

 

Fontes: Ministério da Saúde; Instituto Nacional de Câncer (INCA)