A atividade física, em qualquer nível de intensidade, além de prevenir lesões e dores musculares que podem surgir com a redução da mobilidade e com o sedentarismo, ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade. A necessidade de passar mais tempo em casa, mudar a rotina, lidar com alterações na forma de trabalho, atividades domésticas e cuidados com os filhos tem gerado um aumento na ansiedade e irritabilidade das pessoas, o que, a longo prazo, pode ser prejudicial até para o nosso sistema imunológico.

Apesar de muitas pessoas já conhecerem os benefícios da atividade física, a grande dificuldade é como fazê-la com academias, praças, parques fechados. O primeiro passo, e talvez o mais difícil, é estabelecer uma rotina. Da mesma forma que antes você reservava um tempo para ir à academia ou fazer uma caminhada, você reservará esse tempo para cuidar da sua saúde. Analise dentro da sua nova realidade qual o melhor horário para você e deixe reservado pelo menos 3 vezes por semana para essa atividade. Para aqueles que são sedentários, a orientação é a mesma: estabelecer uma rotina. Mas não se preocupe inicialmente com a duração e/ou intensidade da atividade, siga seu ritmo. Nesse momento em que a ansiedade e estresse estão mais elevados, não coloque metas ou faça planos difíceis de serem alcançados, nem se cobre caso não consiga cumpri-los. Planeje algo dentro da sua realidade.

Depois de estipular essa rotina de exercícios, procure na sua casa o melhor lugar para realizá-los. Evite superfícies instáveis ou muito macias, como a cama. O local deve estar bem arejado também. Vista-se com uma roupa confortável. Para aquelas pessoas que faziam academia, pilates ou outra atividade orientada, sugiro que entrem em contato com algum professor ou fisioterapeuta para orientá-los. Algumas academias montaram programas para que os alunos se mantenham ativos, fazendo até mesmo vídeo aulas. Existem alguns aplicativos para prática de atividade física que podem ser usados, porém com cautela. Não faça exercícios que não estava habituado ou com uma intensidade maior. Existe o risco de ocorrerem lesões osteomusculares ao fazer exercícios da maneira errada. Lembre-se que se surgirem dúvidas ou se sentir qualquer desconforto, o mais indicado é entrar em contato com um profissional qualificado para orientação.

No caso das pessoas que estavam sedentárias, é importante começar a se movimentar gradativamente, fazendo alongamentos leves, exercícios respiratórios, respeitando o próprio ritmo. Essa pode ser uma boa oportunidade para se criar um hábito e continuá-lo após a quarentena.  O essencial é manter o corpo ativo, em movimento.

Para quem está fazendo home office é preciso estar atento. Na maioria das vezes não temos a estrutura adequada em casa para ficarmos na posição mais confortável em frente ao computador. Procure um local onde se sinta confortável, com menor ruído e boa iluminação. Evite sofá e cama. Escolha uma cadeira em que sua coluna lombar permaneça apoiada e, caso não consiga, coloque uma almofada atrás para mantê-la apoiada. Os antebraços devem ficar apoiados sobre a mesa e os ombros relaxados. Se você estiver usando notebook, coloque-o sobre um apoio mais alto e utilize teclado e mouse independentes. O topo da tela do notebook ou do monitor devem estar alinhados com seus olhos. Os pés devem estar apoiados completamente no chão. Caso não estejam, coloque um apoio. Lembre-se que em casa também precisamos fazer o horário de almoço e as pausas, longe do computador. Ficar muito tempo sentado na mesma posição pode causar desconfortos, dores e lesões na coluna e ombros. Sempre que sentir necessidade, levante-se. A cada duas horas, no máximo, faça uma pausa de 10 minutos e aproveite para alongar-se! (Clique aqui para acessar a cartilha de orientações para quem precisa trabalhar em Home Office)

Lembre-se que essa é uma época atípica. Estamos passando por momentos de medo do adoecimento, estresse, inseguranças. Procure levar as coisas de maneira mais leve, fazendo exercícios físicos e mantendo-se ativo para aliviar essas tensões. Além disso, sempre que preciso não hesite em procurar ajuda de um colega para realizar um determinado trabalho ou até mesmo de algum profissional (fisioterapeuta, psicólogo, médico) para lidar com situações que envolvam sua saúde física e mental. 

 

Aline Cäsar de Lacerda, fisioterapeuta especialista em Treinamento Esportivo e ergonomista.