A ginástica laboral é uma atividade física de curta duração, cerca de 10 a 15 minutos, que é realizada durante a jornada de trabalho. O seu objetivo é proporcionar ao empregado melhor utilização de sua capacidade funcional, através de exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento.

Por serem relacionados ao trabalho e às suas demandas, os exercícios têm que ser direcionados conforme as funções que as pessoas executam, ou seja, a ginástica laboral é personalizada de acordo com a rotina dos grupos de empregados da empresa.

É fundamental que a ginástica laboral seja orientada, no momento de sua realização, por profissionais especializados. É um tipo de atividade que vai mudando ao longo do tempo, mas sempre focada nas demandas do trabalho. Por isso, não é substituível por outras atividades físicas, como esportes, caminhada ou academia.

Seus objetivos variam de acordo com o horário em que é realizada. No início do expediente, a ginástica é preparatória para as atividades do dia. Quando realizada no meio do expediente, ela é compensatória, como uma pausa para reduzir a fadiga, e, no final do dia, ela tem como objetivo relaxar a musculatura.

 

 

A GINÁSTICA LABORAL NA COPASA

Na Copasa, a ginástica é feita no início do expediente. De acordo com Aline Lacerda, fisioterapeuta da USSS – Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho, sua função é aquecer a musculatura para que as pessoas iniciem a jornada de trabalho mais bem dispostas e preparadas para a realização de esforço físico.

Grande parte dos empregados da Copasa atua de forma operacional e tem maior exigência física, com risco para o desenvolvimento de doenças osteomusculares. Segundo a fisioterapeuta, o maior benefício da ginástica é a redução e prevenção da fadiga. “Como ela prepara a musculatura, ajuda para que a pessoa fique menos cansada e sinta menos dores ao longo do dia e evita que ocorram lesões decorrentes da atividade exercida.”

Na regional de Belo Horizonte, a ginástica laboral já é praticada há 11 anos. No começo deste ano, com a parceria entre a USSS e a Copass Saúde, através do programa Saúde em Dia, a ginástica foi estendida a outras 51 localidades com maior número de empregados. Para Aline Lacerda, a ampliação do alcance desse serviço é uma grande conquista para a saúde e bem-estar de toda a empresa.

A fisioterapeuta salienta que a ginástica laboral é “um plus”. Ela não consegue, sozinha, resolver os problemas de saúde, mas, aliada a outras medidas, contribui significativamente para sua melhora.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Redução da fadiga e tensão muscular

São feitos exercícios de alongamento e relaxamento dos músculos que são mais solicitados durante o trabalho, evitando a fadiga e a tensão no decorrer do dia.

  • Aumento da produtividade

Como a ginástica reduz o desconforto e as dores do dia a dia e deixa a pessoa mais alerta e mais animada, há uma tendência de melhoria da concentração e do rendimento no trabalho.

  • Prevenção de doenças

São feitos exercícios específicos de acordo com cada grupo, com o objetivo de preparar o corpo para as atividades, o que previne lesões e doenças osteomusculares, como as populares lombalgias (dores na coluna), que são um dos principais motivos de afastamento e incapacidade para o trabalho.

  • Aumento da interação com a equipe

A atividade é feita em grupo, por vezes com dinâmicas e de forma mais lúdica, proporcionando um momento de descontração entre as pessoas. O fato de estar com os colegas em um momento sem relação com as questões de trabalho possibilita maior aproximação.

  • Melhoria da autoestima

A ginástica promove um bem-estar geral, com melhora física, menos dores e maior disposição e isso afeta a autoestima da pessoa de maneira positiva.

UM HÁBITO INDISPENSÁVEL

A ginástica laboral é voluntária e não pode ser forçada. Por isso, é fundamental que o empregado entenda a sua importância e os benefícios que ela pode agregar em sua rotina. É uma questão de consciência. Os ganhos são individuais e de toda a equipe. Quanto mais pessoas de um grupo participam, melhores são os resultados para todos.

A fisioterapeuta da USSS afirma que as pessoas relatam como principais motivos para não participarem da ginástica a falta de tempo e o volume de trabalho. Mas a pessoa precisa se conscientizar de que são apenas 10 a 15 minutos do seu tempo que vão garantir que ela se sinta bem e tenha maior desempenho em suas tarefas durante todo o dia, podendo produzir mais e melhor. O ideal é que a ginástica laboral se torne um hábito do qual o empregado não abre mão.