As fraudes e os desperdícios no sistema de saúde suplementar aumentam os custos, prejudicam beneficiários e comprometem a sustentabilidade do sistema. No total, esse tipo de comportamento causou aos planos brasileiros perdas de até 12,7% das suas receitas no ano passado, um prejuízo estimado em R$ 34 bilhões de reais. Os dados são de um relatório lançado pelo Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS) feito em parceria com a consultoria Ernst Young (EY). O setor sempre foi suscetível a essas questões e, apesar dos esforços constantes para coibir e prevenir que ocorram, o Brasil ainda enfrenta um grande desafio no combate às fraudes. 

 

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

O uso adequado do plano de saúde é uma responsabilidade da Associação, mas também de todos os beneficiários, que podem ajudar a prevenir as fraudes e a evitar desperdícios, consequentemente auxiliando no controle de custos dos planos de saúde e evitando reajustes mais altos das mensalidades.

>> Veja como funcionam os planos de saúde com o vídeo da ABRAMGE - Associação Brasileira de Planos de Saúde:

 

 


 

FIQUE LIGADO!

Fraude é qualquer ato ou omissão intencional concebido para enganar os outros, resultando na vítima sofrendo perdas e/ou o autor obtendo um ganho.

 

CONFIRA QUAIS SÃO E COMO EVITAR AS PRINCIPAIS FRAUDES 

 

 

CONHEÇA E ACOMPANHE: RESERVA, FOLHA, FINANCEIRA E UTILIZAÇÃO

Extrato Folha Lista os procedimentos que foram pagos em determinado mês, apresentando o valor da coparticipação do beneficiário e a parte que coube à empresa, se for o caso.
Extrato ReservaApresenta os procedimentos já realizados, mas que ainda não foram enviados para pagamento pelo beneficiário.
Extrato UtilizaçãoApresenta todos os procedimentos pagos em determinado período, demonstrando o valor total pago pela Copass e a parcela de coparticipação do beneficiário.
Ficha Financeira Apresenta possibilidades de seleção de informações para acompanhar a situação junto à operadora, sendo possível identificar os pagamentos realizados, as contribuições pendentes de pagamento e ainda possibilita a emissão de segunda via de boletos.

 

 CONHEÇA AS AÇÕES DA COPASS SAÚDE PARA MITIGAR FRAUDES