A posição culturalmente atribuída ao homem na sociedade, como um ser invulnerável, contribui para que ele se cuide menos e se exponha mais a situações de risco. A ideia de buscar prevenção e tratamento ainda é vista por muitos como um sinal de fraqueza.

Além disso, hábitos de vida pouco saudáveis e falta de atenção com a própria saúde são os principais fatores para a menor expectativa de vida dos homens em relação às mulheres. 

Por isso, fugir de estereótipos é necessário! O homem pode SIM demonstrar sensibilidade, autoconhecimento e ser gentil.

E ter consciência do poder do autocuidado, do afeto e da importância da prevenção é essencial. Para defender essa ideia, a Copass Saúde lança a campanha Novembro Azul de 2023> "Seja gentil com você: previna-se".

 

Você pode participar da campanha através de duas principais ações:

  • Palestra "A saúde do homem" dia 29/11, às 8:30 com o Médico de Família da clínica Integração Saúde de Belo Horizonte, Eduardo Arantes.

CLIQUE AQUI e acesse a link para a palestra.

  • Playlist completa com poemas recitados por beneficiários da Copass Saúde, onde evidencia a gentileza e autocuidado como essências para a saúde do homem. CLIQUE AQUI e assista aos vídeos!

 

TRÊS PONTOS PARA O AUTOCUIDADO MASCULINO 

O Núcleo de Saúde da Copass Saúde realizou um estudo para selecionar os principais pontos a serem abordados durante a campanha deste ano, sempre com foco em prevenção!

1 - "Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. A resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também, e, sobretudo, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida."

E isso vale para homens de qualquer idade! A atenção primária à saúde tem foco na saúde, não na doença, podendo solucionar até 80% da demanda clínica de um paciente e garantindo uma vida saudável.

Nosso programa Integração Saúde, com base em atenção primária, oferece consultas sem coparticipação com médico de família, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnica de enfermagem, psicóloga e farmacêutica.

A ideia é uma visão integral da saúde e um cuidado personalizado. 

2 - "A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é de que homens a partir de 50 anos, mesmo sem sintomas, devem procurar o médico para avaliação tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer."

A adoção de hábitos saudáveis deve ser feita desde sempre, com o auxílio da atenção primária à saúde. E, a partir dos 50 anos, alguns cuidados preventivos também passam a ser rotina, como a verificação da próstata. 

O câncer de próstata é o segundo tipo que mais aflige os homens, ficando atrás do câncer de pele. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Por isso, avaliar mesmo sem sinais é o ideal. Clique aqui e veja em qual clínica você pode agendar uma consulta para iniciar a prevenção. 

3 - O Ministério da Saúde e o INCA indicam a realização de pesquisa de sangue oculto nas fezes também a partir dos 50 anos,  visando rastreamento de câncer de intestino (terceiro tipo de câncer mais frequente em homens).

O câncer colorretal ou de intestino atinge cerca de 50 mil pessoas por ano no Brasil. 

O tumor pode se expandir sem a grande presença de sinais, mas alguns dos sintomas que podem ser observados são: sangue nas fezes, modificações nos hábitos intestinais, dores abdominais e, em casos avançados, náuseas e vômitos podem estar presentes.

Ainda que o rastreamento do câncer de intestino seja mais recomendado a pessoas com mais de 50 anos, é importante destacar que os casos têm aumentado entre pessoas com menos de 45 anos desde meados da década de 1990. O risco absoluto permanece baixo entre os menores de 45 anos, mas a proporção de casos nessa faixa etária aumentou de 3,7% em 1995 para 5,8% em 2019, segundo a American Cancer Society. A taxa de incidência aumentou 55%, de 2,9 para 4,5 por 100.000 pessoas.

 

QUER TODAS AS DICAS DO NOVEMBRO AZUL RESUMIDAS EM UM SÓ LUGAR?  ACESSE A CARTILHA 2022 AQUI.