Panorama da Covid-19

No período de 13 de março de 2020 a 01 de maio de 2021, foram realizados 11 mil exames para covid-19 pelos beneficiários. Desses, 2.200 foram identificados como positivos, o que representa 19,85% dos resultados.

No período analisado, ocorreram 348 internações por covid-19, englobando os casos clínicos e de UTI, com média de 60 anos de idade dos pacientes. O tempo médio de permanência foi de 8 dias para as internações clínicas e 14 dias para as UTIs.

Até 01 de maio de 2021, dos 2.200 casos confirmados, a Copass Saúde teve 2.070 beneficiários recuperados, 83 em recuperação e 47 óbitos.

O serviço Alô Doutor, central telefônica exclusiva para orientações quanto à covid-19, recebeu, de 20 de março de 2020 a 01 de maio deste ano, 3.922 ligações, entre beneficiários do interior do estado, Belo Horizonte e região metropolitana.

   

   

Fonte: Sistema de informações da Copass Saúde    

 

Atuação da Copass Saúde

Todos os casos que necessitam de internação são acompanhados de forma permanente, para garantir que não faltem assistência e recursos adequados à necessidade de cada paciente, principalmente nas fases da pandemia em que os sistemas de saúde ficam mais sobrecarregados.O acompanhamento dos beneficiários é constante. A equipe do Núcleo Programas de Saúde, composta por profissionais de enfermagem e serviço social, entra em ação ao identificar a solicitação de exame para covid-19 no sistema. É feito contato por telefone com o beneficiário para confirmar o diagnóstico, orientar quanto ao atendimento e identificar se ele está recebendo assistência adequada. Uma das principais orientações é o uso do serviço de telemedicina para consultas, uma alternativa que tem se mostrado bastante eficiente.

O trabalho continua após a alta do beneficiário. Aqueles que apresentam sequelas são acompanhados pelo PAD – Programa de Atenção Domiciliar. Em geral, o programa tem atendido a esses casos com instalação de equipamentos de oxigênio domiciliar, antibióticos venosos e fisioterapia, além de outros recursos de acordo com as necessidades de cada um. Até abril de 2021, 39 beneficiários nessa situação foram atendidos. A atuação do PAD tem sido essencial, permitindo que o paciente tenha alta hospitalar mais rápido, continue seu tratamento em casa com melhor recuperação e de forma mais humanizada, além de aliviar o sistema hospitalar, liberando leitos para outros pacientes.

Necessidade de atualização cadastral

Para que a Copass Saúde consiga acompanhar o atendimento prestado, é fundamental que o cadastro do beneficiário esteja atualizado. Do total de 11 mil exames realizados para covid-19, a Copass Saúde não conseguiu entrar em contato com 22,82% dos beneficiários para confirmar o diagnóstico, devido a informações cadastrais desatualizadas ou incompletas. Por isso, é essencial que o beneficiário atualize seus dados sempre que houver alterações. É possível atualizar os dados cadastrais diretamente no portal da Copass Saúde, na aba FALE CONOSCO. Clique aqui para acessar o formulário.

Medidas preventivas

Nesse momento da pandemia, é fundamental que todos façam a sua parte. Quem já teve a doença ou não, deve manter os cuidados preventivos como isolamento social, uso de máscaras e higienização frequente das mãos. Além disso, tomar as doses da vacina contra a covid-19, de acordo com a disponibilidade para cada grupo, é primordial para conter o avanço da doença. Mesmo quem já tomou as duas doses da vacina deve manter todos os cuidados preventivos, pois pode contrair o vírus e contaminar outras pessoas.