Basta o tempo começar a esfriar para as salas de espera dos pronto-atendimentos ficarem lotadas de pessoas com doenças respiratórias. Elas podem trazer complicações graves, mas também podem ser evitadas ou atenuadas com cuidados simples.

Entre as doenças do sistema respiratório, mais comuns no período de inverno, as gripes são as que mais se destacam ultimamente. Segundo o pneumologista da clínica Sonomed, Eliazor Campos Caixeta, a preocupação com as gripes é relevante. “As viroses são uma abertura no organismo para as bactérias e podem desencadear outros problemas, como pneumonia bacteriana, tornando o quadro muito mais grave, principalmente em idosos, diabéticos, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas”, explica.

Para diminuir os riscos, o médico alerta que o ideal é se antecipar. A vacina contra a pneumonia garante imunização por cinco anos e é extremamente indicada, especialmente para as pessoas mais vulneráveis. A vacina contra a gripe também é uma grande aliada na prevenção etorna-se mais eficaz se tomada antes do início do inverno, a partir do mês de abril. A imunização dura cerca de um ano, mas leva de três a quatro semanas para começar a fazer efeito e, com o aumento da propagação das doenças pelo ar,quanto mais tarde, mais chances de o vírus já estar incubado no organismo, reduzindo a proteção.

Pequenos cuidados no dia a dia também podem inibir o contágio ou o agravamento dos casos. Segundo o Dr. Eliazor, é prudente evitar ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas. Mesmo dentro de casa, manter os cômodos arejados é fundamental. Além disso, como a umidade do ar fica muito baixa nos dias mais secos, um cuidado que ele recomenda é o uso de toalhas úmidas ou bacias com água, para aumentar a umidade. Mas é preciso ter cuidado com os excessos. Aparelhos umidificadores, por exemplo, devem ser usados com cautela para não deixar o ambiente úmido demais, o que pode gerar mofo e complicar os problemas respiratórios. O pneumologista ressalta ainda a importância de agasalhar-se bem, ter uma alimentação adequada e de manter o organismo bem hidratado, o que éfundamental para a saúde tanto no inverno quanto no verão.