A diabetes é uma doença crônica, que afeta um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo. É uma síndrome metabólica, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina em exercer adequadamente suas funções no organismo. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável pelo metabolismo da glicose. Assim, a diabetes caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente, o que pode ocasionar sérios danos, gerando complicações no coração, artérias, olhos, rins e cérebro. A doença tem dois principais tipos:

O tipo 1 não pode ser prevenido e ocorre quando o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói as células produtoras de insulina. Embora seja uma condição que o paciente traz em seu organismo e se desenvolve, geralmente, na infância e adolescência, o tipo 1 tem pouca relação com fatores genéticos.

Já o  tipo 2 é mais comum (cerca de 90% dos casos). Ocorre quando o organismo desenvolve resistência à insulina e falhas na sua produção pelas células pancreáticas. Esse tipo tem a genética como um fator de risco predominante, mas pode ser prevenido e até revertido, através de hábitos saudáveis.

 

 

 

As mudanças de hábitos de vida das populações urbanas, como o aumento do consumo de alimentos processados, maior ingestão de calorias e estilos de vida sedentários são fatores que contribuem para o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Segundo a Dra. Maria Raquel Andrade Barros, médica de Família e Comunidade da clínica do programa Integração Saúde, em Divinópolis, a prevenção e controle da doença são baseados em três pilares: consultas médicas periódicas para avaliação clínica e realização de exames de rotina; atividade física regular; e alimentação saudável, com controle de peso.

 

OS BONS HÁBITOS NA PREVENÇÃO

De acordo com a médica, a prática de atividade física é uma poderosa forma de prevenção da diabetes tipo 2 e pode até mesmo reverter ou reduzir a carga genética da doença, ou seja, quem tem histórico familiar de diabetes pode se proteger dos riscos através de exercícios físicos adequados e regulares.

A alimentação saudável é outro hábito crucial na prevenção, explica a Dra. Maria Raquel. A obesidade é um dos principais fatores de risco para a diabetes. A dieta equilibrada, visando a redução do peso corporal em pelo menos 5% em indivíduos com sobrepeso ou obesidade é essencial para a prevenção da doença.  A dieta saudável é necessária, mesmo para pessoas com peso dentro da faixa considerada ideal, pois a resistência insulínica pode se desenvolver, dependendo do tipo de alimentos consumidos.

O risco maior está no excesso de consumo de açúcares de modo geral, não só os contidos nos doces. Os carboidratos também são fonte de açúcar para o organismo. Por isso, uma dieta balanceada pressupõe um equilíbrio no consumo de açúcares, carboidratos, proteínas, vitaminas, entre outros.

 

 

OS BONS HÁBITOS NO CONTROLE

Para controle da diabetes, tanto o tipo 1 como o 2, os hábitos saudáveis são essenciais. Esse controle demanda do paciente disciplina e persistência, além de ser mais fácil quando se descobre o problema no início. Por isso é essencial o diagnóstico precoce, se possível, ainda no estágio de pré-diabetes.

A Dra. Maria Raquel afirma que se o diagnóstico é feito quando ainda não ocorreram complicações - como neuropatias, retinopatia, alterações cardiovasculares, renais e outras consequências da doença - e o paciente consegue modificar seus hábitos de alimentação e atividade física, é completamente possível reverter o quadro e impedir que a doença se instale. Contudo, é preciso que o cuidado seja permanente para manter essa condição.

Nos casos em que a doença já está instalada e o paciente faz uso de medicação, o investimento em hábitos saudáveis pode proporcionar a redução gradativa da medicação até níveis mínimos. Por outro lado, um paciente que não se dispõe à mudança de hábitos tende a necessitar de medicações cada vez mais fortes até chegar à insulinoterapia.

Reversão da pré-diabetes

Segundo a médica, no consultório, é cada vez mais comum perceber como os bons hábitos são capazes de reverter um quadro de pré-diabetes. Mas para que isso aconteça, as metas são bem rígidas.  “Só podemos dizer que um paciente não é mais diabético se ele mantém os níveis glicêmicos sob controle por mais de seis meses, sem medicação para a doença e com a prática de atividade física regular. “

 

HÁBITOS QUE VÃO ALÉM

Para a prevenção e controle da diabetes é importante investir em bons hábitos de vida como um todo. Isso inclui:

- Fazer atividade física regularmente,  como caminhada diária de, no mínimo, 30 minutos. É importante combinar exercícios aeróbicos com musculação para a saúde cardiovascular;

- Manter a hidratação constante e, principalmente, durante a prática de exercícios;

- Ter uma alimentação equilibrada, com dieta rica em alimentos in natura, frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, além da redução de açúcares e carboidratos. É benéfico manter a regularidade, com horários definidos e adequados.

- Não fumar;

- Dormir bem, com pelo menos seis horas de sono reparador;

- Cuidar da saúde mental, buscando formas de aliviar o estresse e a ansiedade e investindo em atividades prazerosas.

 

ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR

A diabetes é uma doença crônica porque exige acompanhamento constante e multidisciplinar, pilares da assistência primária à saúde (APS). Esse cuidado identifica os pontos de atenção para garantir que o paciente seja assistido em todas as suas necessidades. Profissionais de medicina, nutrição, fisioterapia, psicologia, entre outros, atuam em conjunto para a formação e manutenção de hábitos saudáveis e pela qualidade de vida do paciente.