Já se sabe que a COVID-19 se propaga rapidamente.  A doença pode passar de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham no ar quando o doente tosse ou espirra. Essas gotículas também pousam em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Assim, outras pessoas pegam a doença ao respirar essas gotículas quando estão muito próximas ou tocando os objetos ou superfícies contaminados e depois tocando os olhos, nariz ou boca.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos até o momento sugerem que o vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias, e não tanto pelo ar. Dessa forma, não é necessário o uso de máscaras de forma indiscriminada. As máscaras são indicadas para evitar que uma pessoa doente transmita o vírus. Por outro lado, se você é saudável, só precisará usar uma máscara se estiver cuidando de uma pessoa com suspeita de infecção pela COVID-19 ou se estiver tossindo ou espirrando. Além disso, as máscaras são eficazes para evitar o contágio somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Para evitar a contaminação de muitas pessoas ao mesmo tempo e a superlotação de leitos hospitalares, as autoridades locais estão restringindo serviços e o acesso dos cidadãos a locais de grande circulação. Se for possível, evite locais com aglomeração de pessoas, evite o contato físico e tome as medidas preventivas de higiene.

Presume-se que o tempo de exposição ao vírus e o início dos sintomas seja de até duas semanas. A maioria das pessoas infectadas pela COVID-19 apresentam sintomas leves e se curam com tranquilidade. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Por isso, é fundamental para o bem de todos pensar coletivamente e deixar espaço nos serviços de saúde para os casos mais graves.

Ainda não há tratamento específico para a COVID-19. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, como uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos). Caso o doente apresente piora no quadro, como dificuldade para respirar ou febre que não diminui com medicamentos, deve procurar assistência médica.

A Copass Saúde oferece cobertura para o tratamento em regime ambulatorial e hospitalar (para os beneficiários que possuem plano hospitalar), incluindo o exame laboratorial para COVID-19, mediante solicitação médica.

O Ministério da Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou desinfetante à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa, se você tem 60 anos ou mais;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Fontes:

Ministério da Saúde

Organização Mundial de Saúde

Estadão