Em muitas cidades do país o uso das máscaras em locais públicos está se tornando obrigatório. Em Belo Horizonte, por exemplo, a prefeitura decretou que, a partir de 22 de abril, e por tempo indeterminado, o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e a boca é obrigatório em todos os espaços públicos, meios de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Mesmo em países onde a pandemia já tem demostrado redução do surgimento de novos casos, estas medidas continuam sendo adotadas, como na Alemanha por exemplo.

Neste momento da pandemia, as máscaras profissionais (material médico cirúrgico industrializado) devem ter seu uso restrito e exclusivo aos profissionais de saúde e pacientes já contaminados. Pessoas com quadro de síndrome gripal que estiverem em isolamento domiciliar, também devem usar preferencialmente máscara cirúrgica, assim como os cuidadores mais próximos dessas pessoas, quando estiverem no mesmo ambiente da casa.

O coronavírus, assim como outros vírus que causam doenças respiratórias, pode ser espalhado por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversam a uma distância inferior a 1,5 metros, tossem ou espirram. As máscaras caseiras atuam como barreiras físicas, diminuindo a exposição e o risco de transmissão do vírus para a população em geral. Entretanto, máscaras faciais não-hospitalares reduzem a incidência do contágio, mas não fornecem total proteção contra infecções. Por isso, é importante salientar que o uso de máscara não deve criar uma falsa sensação de segurança, levando a pessoa a negligenciar as medidas básicas de prevenção, como a higiene das mãos, o isolamento social e o distanciamento mínimo, recomendadas por organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde.

Para que as máscaras caseiras alcancem o objetivo almejado, as pessoas devem seguir práticas adequadas de confecção, uso, remoção e descarte, assim como de higienização, se for o caso.

Na internet existem inúmeros vídeos e/ou tutoriais orientando como se deve confeccionar as máscaras. Devem ser evitados os tecidos que possam irritar a pele. Clique aqui e confira as orientações do Ministério da Saúde para a confecção das máscaras.

É recomendável que cada pessoa tenha mais de uma máscara individual e, antes de utilizá-las, é preciso assegurar de que elas estejam em condições de uso (limpas e sem rupturas).

Orientações para o uso adequado

  • A máscara é de uso individual. Não a compartilhe com ninguém, mesmo se estiver lavada.
  • Coloque-a com cuidado para cobrir a boca e o nariz e ajuste-a para evitar espaços abertos nas laterais entre o rosto e a máscara, mantendo o conforto e espaço para a respiração.
  • Evite o uso de batom ou outra maquiagem ou base durante o uso da máscara.
  • Evite tocá-la durante o uso, especialmente na rua.
  • Lave as mãos imediatamente ao chegar em casa, secando-as bem, antes de retirá-la e repita os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara.
  • Remova a máscara pelos elásticos ou tiras, sem tocar na parte da frente.
  • Troque-a em caso de sujeira ou umidade e não a utilize por longo tempo (máximo de três horas).
  • Lave-a com água e sabão ou detergente antes de reutilizá-la.
  • Descarte-a quando o material apresentar deterioração ou funcionalidade comprometida.

Limpeza adequada da máscara

Ao contrário das máscaras descartáveis, as de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente. entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 usos consecutivos após serem lavadas.

  • Lavar separadamente de outras roupas, com água corrente e sabão ou detergente;
  • Após lavar, deixar de molho por 20 a 30 minutos em uma solução de água potável com água sanitária* ou outro desinfetante;
  • Enxaguar bem em água corrente para remover qualquer resíduo do desinfetante;
  • Evitar torcer a máscara com muita força;
  • Deixá-la secar completamente;
  • Passar com ferro quente;
  • Guardar em um recipiente fechado.
  • Conferir se a máscara não está danificada e, se estiver, descartar e substituí-la.
 *  A solução de água sanitária (2,5%) com água potável corresponde a 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água. 

Descarte

Descarte a máscara de pano ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à sua função barreira. As máscaras de TNT (Tecido Não Tecido) não podem ser lavadas, devem ser descartadas após o uso em um saco papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa.


De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas recomendadas, incluindo o uso das máscaras caseiras, quando adotadas em conjunto, potencializam os efeitos da proteção contra a COVID-19 e por isso são importantes de serem adotadas por toda a população. A participação de todos é fundamental para a interrupção da cadeia de transmissão, independente da presença ou não de sintomas.

Fontes:

Ministério da Saúde – Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19

Ministério da Saúde - NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – Orientações Gerais – Máscaras faciais de uso não profissional