De acordo com a pesquisa TIC Domicílios de 2019, realizada pelo  Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), no Brasil, a proporção de usuários de Internet com até 44 anos é acima da média do país, caindo de modo acentuado entre as pessoas idosas. No entanto, foi precisamente entre esses usuários que a adoção de Internet cresceu de maneira mais rápida ao longo dos anos.  No cenário de pandemia, ou mesmo antes, muitos idosos vêm deixando a resistência de lado e se inserindo no mundo virtual.

É o caso da beneficiária Maria da Conceição Cosse de Oliveira, 80 anos, que, em uma entrevista por videochamada, contou que já utiliza as ferramentas digitais para facilitar sua vida há muito tempo. Seu contato com a tecnologia começou no trabalho como secretária do Departamento de Ciências da Computação da PUC-Minas. Ela afirma que demorou a perder o medo, mas depois conseguiu se desenvolver bem.

Mãe de seis filhos - entre eles o cantor e compositor Wagner Cosse, que trabalhou na Copasa por 37 anos, até se aposentar -, Conceição é uma mulher forte e jovial, mas teve e tem alguns problemas de saúde que trouxeram dificuldades para sua locomoção. E a possibilidade de resolver tudo sem ter que sair de casa é o principal benefício da internet para ela. De acordo com seu filho, Wagner, ela ganhou dos familiares o apelido de “Vovó Tecnológica” por ajudar a todos com suas pesquisas e o conhecimento que busca na internet, sempre se preocupando com a segurança das informações. “Ela é muito questionadora, aberta ao constante aprendizado e se não tem resposta imediata para as questões, procura se informar pelo caminho mais rápido, recorrendo ao seu amigo Google”, comenta Wagner.

Conceição faz compras, paga suas contas, pesquisa informações de saúde, conversa com os amigos, tudo por meio digital. Cumprindo rigorosamente todas as recomendações de isolamento social e prevenção da covid-19, por ser de alto risco, ela mantém contato permanente com o seu xodó, a netinha Ísis, de dois anos, através de chamadas de vídeo. Também soprou a velinha do bolo dos 80 anos de forma virtual. “Estávamos planejando uma grande festa, mas tivemos que cancelar por causa da pandemia. Eu nem esperava que tivesse alguma coisa, mas o encontro pela live foi ótimo!”, conta ela com satisfação.

Outra vantagem da internet citada por Conceição é o cuidado com a saúde. Ela sempre faz muitas pesquisas antes de conversar com os médicos sobre suas questões e se comunica frequentemente com sua cardiologista para acompanhamento do seu tratamento de forma virtual. Ela afirma que “na maioria das vezes, resolve”. Só quando necessário ela é orientada pela médica a buscar atendimento presencial.

Apesar da saúde frágil, Conceição atribui o seu bem-estar e a sua força para superar os desafios à atenção que recebe da família, em especial do filho Vinícius Cosse, que é seu cuidador e extremamente zeloso com as questões de saúde. Outra fonte de energia é o desejo de se manter atualizada, em sintonia com o seu tempo.

Ao falar do futuro e da relação dos idosos com a tecnologia, Conceição afirma que não tem volta. Ela diz que tem muitos amigos que são íntimos da internet. E todos, forçosamente ou não, vão ter que se adaptar, pois tudo hoje caminha para o ambiente digital. “Depois que você pega o jeito, é maravilhoso”, conclui.